Qual a diferença de cozinhar em uma panela comum destampada a cozinhar em uma panela de pressão?
Soluções para a tarefa
Essa resposta é respondida nos estudos dos gases.
Pois bem, o que acontece é que o volume de uma panela é constante, entretanto numa panela de pressão, como o nome já diz, a pressão interna é aumentada (devido à boa vedação e material resistente da panela) e como o volume é constante estamos falando numa transformação isocórica, isovolumétrica ou isométrica.
Qual é importância disso nos estudoa dos gases?
Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura são diretamente proporcionais, isso quer dizer que se a pressão aumenta, a temperatura interna também aumenta.
Esse é o princípio da panela de pressão.
A pressão aumenta e por isso a temperatura aumenta fazendo com que o está sendo cozinhado no momento, cozinhe mais rápido devido à temperatura interna maior que numa panela comum.
Já no caso de uma panela destampada qualquer (até mesmo a de pressão destampada) a pressão sujeita no alimento a ser cozido é a própria pressão atmosférica que também estamos sujeitos, e esta é menor que a pressão apresentada internamente numa panela de pressão tampada.
Em cidades mais altas, a pressão atmosférica é menor que em cidades mais baixas. Por isso, em cidades mais altas, gasta-se mais tempo cozinhando devido a uma temperatura mais baixa no alimento a ser cozinhado.
Espero que eu tenha ajudado.
Bons estudos !
Resposta:Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura são diretamente proporcionais, isso quer dizer que se a pressão aumenta, a temperatura interna também aumenta.