Qual a diferença de assistência farmacêutica e atenção farmacêutica ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As práticas da atenção e assistência farmacêutica englobam diversos aspectos do cuidado com a saúde da sociedade. Com processos diferentes, cada uma afeta a farmácia e a maneira como é orientado o uso de medicamentos. Dessa forma, ambos possuem conceitos próprios definidos em legislações.
A começar pela assistência farmacêutica, sua resolução nº 338 do Conselho Nacional de Saúde, define essa como sendo o conjunto de ações que promovem, protegem e recuperam a saúde, tanto individual quanto coletiva, em que o medicamento é o insumo essencial. Da mesma maneira, há ações voltadas para o acesso ao medicamento e seu uso racional. Assim, envolve a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos. Além disso, a seleção, dispensação e demais processos posteriores para a otimização do seu uso.
Já a atenção farmacêutica é uma atuação específica do farmacêutico. Nela, o profissional orienta sobre o uso, dosagem, armazenamento, administração, frequência e horários corretos do uso do medicamento. Portanto, tem como objetivo promover a utilização adequada do insumo, detectar e resolver problemas com o mesmo. E assim, garantir ao paciente o efeito esperado com o tratamento de saúde.