Biologia, perguntado por rafaela123oracp5ovcw, 10 meses atrás

Qual a diferença da osmose nas células animais e vegetais?

Soluções para a tarefa

Respondido por laurarangel1294
1

A osmose é um processo de transferência de água de um meio HIPOTÔNICO - menos concentrado - para um meio HIPERTÔNICO - mais concentrado - com o intuito de torná-los ISOTÔNICO, ou seja, com o intuito de conseguir o EQUILÍBRIO HÍDRICO dos meios externos com interno ou internos com externos. Osmose é um dos transportes pela membrana que são estudados na citologia - estudo das células.

Em células animais podemos ter o seguinte exemplo: Imagine que um peixe de água salgada é pescado por um garoto que ingenuamente o coloca em um aquário de água doce. Dias depois o peixe está morto. Esse peixe quando estava em água salgada, tinha um equilíbrio hídrico entra as células e o meio externo. Quando ele foi colocado na água doce, ele mesmo se tornou um meio HIPERTÔNICO - muito concentrado com sal - o que ocasionou a entrada de água em suas células e as inchou de tal modo que explodiram - a água passou do meio hipotônico para o meio hipertônico.

Em células vegetais o mesmo ocorre. Há inchaço nas células com a água entrar, mas elas não estouram por teres um parede de celulose que é muito resistente. Quando a célula vegetal perde água para o meio externo e murcha , chamamos de plasmolise. Quando ela ganha água e incha, chamamos de deplasmólise.

Perguntas interessantes