Qual a diferença da Igreja Anglicana e a Igreja Católica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diferença é que a Igreja Anglicana pode se divorciar, casar de novo e na Igreja católica isso não pode
Explicação:
Resposta:
De certo modo, não há diferenças entre as duas igrejas. Ambas são igrejas cristãs, que tem a mesma origem das Igrejas Ortodoxas Orientais. Como tal, os anglicanos e os católicos romanos preservam a mesma Tradição recebida dos Apóstolos. Católicos romanos e anglicanos possuem a Bíblia, com os dois testamentos, como base de sua fé, mas também leem os livros “deuterocanônicos” ou “apócrifos”, que são os livros da Bíblia hebraica escritos em grego. As duas igrejas recitam juntas os Credo Niceno e Apostólico.
Ambas administram o Batismo e a Confirmação, celebram a Santa Eucaristia e também os outros ritos sacramentais: a Penitência, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e as Sagradas Ordens.
Também afirmam ser a Eucaristia (também chamada de Santa Ceia ou Missa) o centro de seu culto. Seus clérigos, após anos de estudo e preparo, são ordenados primeiramente diáconos e depois presbíteros ou sacerdotes, a não ser que sejam diáconos permanentes.
Os seus bispos são escolhidos e consagrados por no mínimo três outros bispos, que por sua vez conservaram cuidadosamente a linha de sucessão apostólica que remonta as igrejas primitivas.
As duas igrejas conservam ainda o uso do Calendário Cristão como forma de vivenciar melhor o mistério pascal. Existem também lugares santos dedicados à Maria, Mãe de Deus, em ambas as igrejas. Além disso, muitos anglicanos também rezam o terço ou rosário como uma saudável prática espiritual. Ambas as igrejas usam ainda o Calendário dos Santos, com orações especiais e leituras para os dias de festa. As duas igrejas têm ordens religiosas para homens e mulheres que fazem votos de castidade e vivem em mosteiros ou conventos.
Ao visitar uma paróquia anglicana (as duas igrejas usam a mesma palavra para se referir a uma congregação) e depois uma católica romana encontrará muitas semelhanças. No Brasil, por exemplo, as liturgias são quase idênticas, havendo pouca variação de gestos ou vestes.
Espero que lhe ajude!