Química, perguntado por Mariag2002, 9 meses atrás

Qual a diferença da função de onda baseada na teoria da ligação de valência e na teoria do orbital molecular?

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandabrito78
1

Resposta: A teoria das orbitais moleculares (TOM) considera a sobreposição de orbitais de valência e não elétrons emparelhados, diferentemente da TLV( Teoria da ligação de valência)que usa conceitos de sobreposição de nuvens eletrônicas.[1][2][3][4]

Quando um átomo se aproxima de outro, dois orbitais {\displaystyle s}s, dois orbitais {\displaystyle p}p segundo o eixo da ligação, ou um orbital {\displaystyle s}s e uma orbital {\displaystyle p}p podem se combinar, formando uma orbital molecular {\displaystyle OM\sigma }{\displaystyle OM\sigma }.[5]

Quando os orbitais combinados não estão segundo o eixo da ligação, mas estão posicionados de modo a possibilitar um superposição positiva, forma-se uma {\displaystyle OM~\pi }{\displaystyle OM~\pi }.

Há, ainda, casos em que, ou por motivos de simetria ou por grande diferença de níveis energéticos, os orbitais atômicos que superpõem dão origem a OM não ligantes.

Então, a principal diferença entre a TOM e a TLV é o conceito de orbital molecular, que define uma região do espaço que pode ser ocupada por dois elétrons com spins emparelhados.

Explicação:

Respondido por Usuário anônimo
1

A teoria. A teoria das orbitais moleculares (TOM) considera a sobreposição de orbitais de valência e não elétrons emparelhados, diferentemente da TLV( Teoria da ligação de valência)que usa conceitos de sobreposição de nuvens eletrônicas.

Perguntas interessantes