Filosofia, perguntado por eric2015p9anpq, 10 meses atrás

Qual a diferença da democracia formal para a
real

Soluções para a tarefa

Respondido por LeoDiogo244
0

xistem eleições. Você vota. Pessoas são eleitas. Em vários países do mundo este processo é identificado como “democracia”. Se o texto for um pouquinho mais detalhista, fala-se em “democracia representativa”, onde são escolhidos representantes, uma vez que não seria possível ouvir todos os cidadãos para que as decisões fossem tomadas. Em contraposição a isto, teríamos a “democracia direta”, onde as decisões são tomadas diretamente pelos cidadãos.


Eu gosto de pensar na democracia representativa como uma democracia formal, onde o rito eleitoral é preservado, mas a representatividade dos eleitos só têm declinado com o tempo. Em praticamente todo lugar do mundo, parlamentares e governantes representam o poder econômico, ao invés de representar o interesse da maioria. A definição do conceito de democracia formal está no livro “Cartas a Meus Amigos”, excepcional análise de vários problemas sociais, com propostas de linhas gerais de ação. O autor das “Cartas…” (lançado no início dos anos 90) é o pensador argentino Silo (1938-2010), pseudônimo de Mario Luiz Rodriguez Cobos. Em contraposição à democracia formal, Silo apresentava o conceito de democracia real, onde todas as decisões que afetam a vida de uma pessoa têm a sua participação


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/16090698#readmore

Respondido por oyara47
0
Existem eleições. Você vota. Pessoas são eleitas. Em vários países do mundo este processo é identificado como “democracia”. Se o texto for um pouquinho mais detalhista, fala-se em “democracia representativa”, onde são escolhidos representantes, uma vez que não seria possível ouvir todos os cidadãos para que as decisões fossem tomadas. Em contraposição a isto, teríamos a “democracia direta”, onde as decisões são tomadas diretamente pelos cidadãos.

Eu gosto de pensar na democracia representativa como uma democracia formal, onde o rito eleitoral é preservado, mas a representatividade dos eleitos só têm declinado com o tempo. Em praticamente todo lugar do mundo, parlamentares e governantes representam o poder econômico, ao invés de representar o interesse da maioria. A definição do conceito de democracia formal está no livro “Cartas a Meus Amigos”, excepcional análise de vários problemas sociais, com propostas de linhas gerais de ação. O autor das “Cartas…” (lançado no início dos anos 90) é o pensador argentino Silo (1938-2010), pseudônimo de Mario Luiz Rodriguez Cobos. Em contraposição à democracia formal, Silo apresentava o conceito de democracia real, onde todas as decisões que afetam a vida de uma pessoa têm a sua participação.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes