História, perguntado por EricCauã134, 11 meses atrás

Qual a diferença da conjuração mineira e conjuração baiana

Soluções para a tarefa

Respondido por guipocas
38
Olá.

A conjuração mineira foi um movimento elitista, ou seja, pouco envolvia as camadas populares; anti-fiscalista, contra os impostos impostos pela metrópole portuguesa e que visava a emancipação política.

O movimento é fortemente marcado pela influência do Iluminismo, principalmente decorrente da independência das 13 colônias britânicas na América. Os conjuradores buscavam o fim do pacto colonial e a independência do Estado de Minas Gerais.

Não havia consenso sobre a libertação dos escravos: as opiniões divergiam conforme os interesses dos membros.

A Conjuração Baiana foi um movimento que envolveu as camadas populares e profissionais liberais (por isso denominada de "Revolta dos Alfaiates"). Ela é decorrente da crise da cana-de-açúcar no Nordeste e do consequente aumento de impostos.

Os baianos buscavam o fim dos laços coloniais com Portugal e a Proclamação da República. Além disso, esse movimento possui forte influência da Revolução Francesa e do governo jacobino.

Diferentemente da Conjuração Mineira, o movimento baiano possuía a libertação dos escravos como consenso.

Bons estudos.

EricCauã134: muito obg
guipocas: De nada
Respondido por alessandraconceicao9
4

Resposta:

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Perguntas interessantes