Qual a diferença da 3 geração e a 4 geração dós computadores
Soluções para a tarefa
Resposta:
Terceira Geração (1964–1971)
Circuitos integrados
- Criação dos sistemas operacionais
- Entrada de dados por dispositivos periférico
Um circuito integrado é um chip feito de silício que possui diferentes componentes que formam uma espécie de circuito em miniatura.
Nesse tipo de computador, os dados de entrada e saída eram gerenciados por dispositivos periféricos como monitor, teclado ou impressora.
Além disso, generalizou-se o uso de sistemas operacionais, que são um tipo de software que permite a execução de múltiplas instruções simultaneamente.
A partir desta geração, linguagens de programação de alto nível começaram a ser utilizadas de forma massiva como COBOL, FORTAN, Pascal, etc.
Esses tipos de linguagens diferem das linguagens de baixo nível por serem muito mais próximas da linguagem natural (usada por humanos) do que da linguagem de máquina (código binário). Além disso, elas são portáteis, portanto, podem ser usados em outros dispositivos.
Um exemplo de computador de terceira geração foi o UNIVAC 1108, uma atualização do UNIVAC de primeira geração criado na década de 1950.
Quarta Geração (1971 — presente)
Microprocessadores
- Computadores portáteis
- Memoria RAM e ROM.
- Entrada de dados por dispositivos periféricos
A partir de 1971, os computadores deixaram de funcionar com circuitos integrados e incorporaram os microprocessadores. Um microprocessador é um circuito integrado, mas muito mais complexo, capaz de gerenciar todas as funções de um computador. É por isso que também é conhecida como Unidade Central de Processamento ou CPU.
Nessa época a popularização dos disquetes permitiu separar o usuário e programador. Foi possível copiar softwares em disquetes e distribuí-los, sem a necessidade de realizar uma programação para cada máquina.
Memória RAM : armazena os dados do programa temporariamente, enquanto o equipamento está ligado.
Memória ROM : armazena os dados do programa permanentemente.
Esses tipos de computadores usam linguagens de programação de alto nível, como JavaScript, Python ou Java.
A entrada e saída dos dados são feitas através de dispositivos periféricos como teclado, scanner, monitor, CDs, DVDs, etc. Além disso, seu tamanho e a diminuição dos custos de produção fizeram com que esse tipo de computador fosse vendido em massa.
Um exemplo de computadores de quarta geração seria o Apple Macintosh e os PCs, como os famosos 286, 386, 486 e 586 da IBM, muito populares na década de 1990.