Matemática, perguntado por rafaelsoares08pcyp0v, 1 ano atrás

Qual a derivação do triangulo e do paralelepípedo para com o prisma?

Soluções para a tarefa

Respondido por GuiLPV
2
Para poder responder à pergunta é necessário começar por definir cada um dos conceitos. O prisma é um sólido geométrico, caracterizado por ser um poliedro convexo com duas bases congruentes e paralelas (polígonos iguais). Dependendo do número de lados do polígono que forma as bases podemos ter: Prisma Triangular (base formada por um triângulo), Prisma Quadrangular (base formada por um quadrilátero), Prisma Pentagonal (base formada por um pentágono), Prisma Hexagonal (base formada por um hexágono), etc.

Um paralelepípedo é a designação dada a um prisma cujas faces sejam paralelogramos. Quando nos referimos a faces estamos a incluir as bases. Acontece que a base de um prisma quadrangular, pode ser um papagaio, e tendo em conta que o papagaio é um quadrilátero, mas não é um paralelogramo, daqui resulta que nem todos os prismas quadrangulares podem ser designados por paralelepípedo. Já o inverso é verdadeiro, todos os paralelepípedos são necessariamente prismas quadrangulares!


E então o cubo? Todos sabemos que é um poliedro composto por 6 faces quadradas (paralelogramos). Da definição resulta que o cubo é um prisma quadrangular e também é um paralelepípedo


foi isso que achei... espero ter ajudado
Perguntas interessantes