qual a definição de ligação iônica, covalente e metálica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ligações Covalentes
As ligações químicas covalentes envolvem o compartilhamento de elétrons, ou seja, ocorre a partir da formação de pares eletrônicos comuns aos átomos. Ela pode acontecer entre ametal e ametal; hidrogênio e ametal; e compostos orgânicos.
As ligações químicas covalentes podem ser simples ou dativa. Veja as suas características.
Ligação covalente simples
Nesse tipo de ligação química, cada elétron do par compartilhado vem de átomos diferentes.
Ligação covalente dativa ou coordenada
Nesse caso, os dois elétrons do par eletrônico vêm do mesmo átomo.
Ligação Iônica
As ligações químicas iônicas são realizadas entre íons, que são formados por cátions (carga positiva) e ânions (carga negativa). Diferente da ligação de covalência, essa ligação envolve a doação e recebimento de elétrons para que os átomos alcancem o octeto. Pode ocorrer entre metal e ametal; metal e hidrogênio. Os metais doam os seus elétrons para os ametais
Ligações metálicas
As ligações químicas metálicas ocorrem entre átomos de metais (metal + metal). Ela forma uma estrutura chamada de liga metálica, e é explicada pelo modelo do mar de elétrons, ou seja, um metal é constituído por cátions em posições fixas e elétrons dispersos. Cada elétron pertence a todos os cátions.
Esse tipo de ligação pode explicar a grande condutividade elétrica entre os metais. Para tanto, aplica-se uma diferença de potenciais para que se organize e forme uma direção, promovendo a corrente elétrica (movimento ordenado de cargas).
São exemplos de ligas, ou seja, misturas de metais: bronze - mistura de cobre (Cu) com estanho (Sn); Ouro 18 quilates – mistura de ouro com outras ligas metálicas, geralmente cobre, prata, níquel, cádmio e zinco.