Qual a crítica social que Castro Alves relatava em seu poema épico “o navio negreiro”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A critica ressaltada por Castro Alves é com relação a escravidão, o poeta era conhecido como poeta dos escravos.Expressou sua indignação contra as tiranias e denunciou a opressão do povo.
A poesia abolicionista é sua melhor realização nessa linha, denunciando energicamente a crueldade da escravidão e clamando pela liberdade.
Uma curiosidade a geração romancista que participou chamada condoreira e denominada assim por conta de um pássaro chamado Condor, e teve essa homenagem por ser a ave que voava mais alto no céu. A relação com Castro Alves na minha opinião e que fazia a mesma coisa so que com as palavras
O Condoreirismo se afasta dos princípios da primeira e da segunda fase romântica, posto que não apresenta mais aquele estilo melancólico.
Suas principais características são os temas abordados, os quais dão lugar às preocupações de cunho social e político, em detrimento das temáticas exploradas anteriormente, tal qual o amor não correspondido, a morte, a idealização da mulher, o egocentrismo, dentre outros.
A crítica social que o poeta Castro Alves acabou relatando dentro de seu poema "Navio negreiro" era em relação ao preconceito e o racismo que já existia mesmo naquele período passado, pois os escravos eram tratados de uma maneira péssima.
"Navio negreiro" e as denúncias feitas pelo poeta
O poema sempre retoma as aflições das pessoas que sofriam na mão da tripulação portuguesa. O povo europeu escravizada pessoas africanas, apenas subjugando-as pelo seu tom de pele naquele período.
Neste poema, o eu lírico está submetido em um navio e passa pelas mesmas situações que os escravos negros passavam ao sair de Portugal e virem para o Brasil, afim de trabalharem para seus 'donos'.
Veja mais sobre "O Navio Negreiro" em brainly.com.br/tarefa/25966220
#SPJ2