Filosofia, perguntado por Leao1788, 7 meses atrás

Qual a corrente filosófica que tem como base o pensamento de René Descartes

Soluções para a tarefa

Respondido por batistaluana115
3

Resposta:

O Racionalismo Cartesiano foi construído por Descartes. A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento.

Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).

René Descartes defendia a ideia de que é preciso duvidar antes de adquirir, organizar e analisar o conhecimento. Ele acreditava que é preciso colocar em dúvida todos os conhecimentos já existentes para, em seguida, buscar alcançar a verdade.

O filósofo entendia que a realidade precisava ser contestada por completo e, junto com ela, o que acreditamos e conhecemos.

Assim, Racionalismo Cartesiano é formado pelo pensamento e pela dúvida. É dessa definição que Descartes forma uma das suas linhas de pensamentos mais conhecidas, a ideia do “penso, logo existo”.

Através dessa ideia, Descartes propõe uma diferença entre as ideias claras e distintas, e as ideias duvidosas presentes no universo. Para Descartes, essas ideias claras e distintas são a representação das ideias inatas, que são tidas como verdadeiras.

Essas ideias são consideradas verdadeiras porque não são passíveis de erro, já que vem de dentro, do próprio sujeito. Entende-se também que a verdade só é livre de dúvidas depois que é questionada e duvidada.

Outra noção importante no Racionalismo Cartesiano é a ideia de que a consciência (entendida também como pensamento) tem mais certeza de que a matéria (o corpo). Essa matéria é também formada por uma possibilidade de conhecimento.

O Idealismo também é uma parte desse pensamento quando propõe a valorização do sujeito, em detrimento do objeto.

Na construção do Racionalismo Cartesiano, Descartes desenvolveu a noção de 4 regras que, segundo ele, tem a função de dar suporte ao espírito na condução da verdade. Essas regras são: da evidência, da análise, da ordem e da enumeração. Confira abaixo a explicação de cada uma dessas regras:

- Regra da evidência:

Essa regra propõe que só o que é evidente deve ser aceito como algo totalmente verdadeiro.

- Regra da análise:

Essa regra propõe que para resolução de um problema é necessário fazer uma divisão sem limitação das dificuldades. Essas dificuldades devem ser dividas em quantas partes forem necessárias.

- Regra da ordem:

Essa regra propõe que para conseguir raciocinar é preciso organizar os problemas, dos mais simples aos mais complexos.

- Regra da enumeração:

Essa regra propõe que durante a resolução de um problema é sempre preciso realizar algumas verificações gerais e de modo completo, para que nenhum aspecto do problema seja esquecido no processo

Perguntas interessantes