Português, perguntado por anabranco005, 10 meses atrás

Qual a contribuição do homem Graciliano Ramos, sobretudo, do escritor para a nossa literatura do livro vidas secas? Comente

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielafonso63
6

 

 

Graciliano Ramos marcou a literatura brasileira com obras que retratam a vida do homem nordestino no sertão. O escritor fez parte da 2ª fase do modernismo, que teve o regionalismo como principal característica. Raquel de Queiroz, Jorge Amado e José Lins do Rego foram alguns autores que compartilham a fase com Ramos. 

Em importantes obras, como “Vidas Secas” e “São Bernardo”, é possível perceber o realismo utilizado pelo autor para descrever as dificuldades da vida no sertão. Por ter vivido grande parte da vida no interior de Alagoas, Graciliano conhecia de perto essa realidade.

Pela ligação com o comunismo, Ramos foi preso durante a ditadura de Vargas. O período na prisão foi retratado em  “Memórias do Cárcere”, que traz um episódio importante da história: a entrega de Olga Benário aos alemães. O livro foi lançado sem o último capítulo, já que o autor morreu antes de terminar a obra.

Perguntas interessantes