Qual a contribuição do associacionismo na construção da psicologia como ciência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na tentativa de consolidação científica dos conhecimentos acerca do comportamento humano em seus diversos aspectos, estudiosos desenvolveram formatos investigativos diferentes que deram origem as primeiras abordagens — escolas ou correntes — da Psicologia: o funcionalismo, o estruturalismo e o associacionismo.
Explicação:
O Funcionalismo
Considerada a primeira sistematização da psicologia foi desenvolvida por William James no contexto da sociedade americana do século XIX - marcada pela exigência de pragmatismo para o desenvolvimento econômico – para essa abordagem a consciência era o centro das preocupações e se buscava compreender seu funcionamento na medida em que o homem a usa em suas atividades adaptativas ao meio.
Estruturalismo
Essa escola foi iniciada por Wilhelm Wundt (1879), considerado o fundador da psicologia cientifica e dessa corrente denominada de estruturalista, que definia a psicologia como a ciência da consciência. Apesar de iniciada por Wundt foi seu seguidor Titchener quem usou o termo estruturalismo pela primeira vez, diferenciando-o do Funcionalismo. Para os seguidores desta corrente, as operações mentais resultam da organização de sensações elementares que se relacionam com a estrutura do sistema nervoso. Wundt é considerado o fundador da Psicologia como ciência também por ter criado o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de psicofisiologia.
Associacionismo
Teve como principal representante Edward L. Thorndike por ter sido o formulador da primeira teoria da aprendizagem na Psicologia. Ele formulou a Lei do Efeito que foi fundamental à Teoria Psicológica Comportamentalista. O termo associacionismo refere-se à concepção de que a aprendizagem ocorre por associação de ideias – das mais simples às mais complexas.