qual a contribuição de Ariano Suassuna para a arte e cultura brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ariano Suassuna, ilustre brasileiro, paraibano, digno de destaque por seu talento em dominar o papel e a caneta. A cultura e o conhecimento dançam juntos nas palavras do autor. Mérito ao virtuoso Suassuna, aquele que é dono de uma sensibilidade impossível de se transpor.
A cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras não poderia ser melhor ocupada. Suassuna incumbiu-se da trazer a inovação para o teatro brasileiro, apresentando o inesperado e ao mesmo tempo popular. A cultura nordestina faz parte de suas peças por meio do palavreado remansado, localista e natural.
“Diante de mim, as malhas amarelas do mundo, Onça castanha e destemida. No campo rubro, a Asma azul da vida à cruz do Azul, o Mal se desmantela.”
É evidente sua contribuição para dizimar o preconceito e o chavão existente na sociedade, servindo-se apenas do talento particular. Sabia mesclar seu lado intelectual com o seu lado genuinamente popular, relacionando-se com o povo, alçado a sujeito prioritário de sua obra.
É possível constatar o sofrimento do escritor ao se recordar da sua infância ao lado do pai. Suassuna transcreve em poema a dor da perda. Sua inclinação para escrita sobre tragédias, morte e lástimas foi afirmada pelo próprio autor em entrevistas: “escrevo como um filho que protesta a morte de seu pai”.
“Mas mataram meu pai. Desde esse dia Eu me vi, como cego sem meu guia Que se foi para o Sol, transfigurado.”
Mas não só sobre fatalidades escreveu Suassuna. Possuía uma capacidade única de diversificar e trilhou os caminhos do erotismo, da beleza feminina, da natureza, entre tantos outros. O pensamento forte e as convicções só externavam a opinião crítica do autor na maioria de suas peças.
Hoje, Suassuna pode ser considerado um estimulador da cultura e exemplo de dedicação ao povo e à terra, pois contribuiu para a literatura de forma clara. Deixou pra trás uma grande herança, um patrimônio imensurável de informações, de enriquecimento literário e de trabalho em defesa da identidade nacional brasileira, atuando ainda como incentivador e inspirador de novos movimentos como Armorial, com o concerto “Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial”. O movimento uniu artes visuais, literatura, música e teatro e foi um dos responsáveis pelo respeito mundial que cultura brasileira conquistou.
Ariano Suassuna é um ícone de autor que soube fazer a ponte entre o Nordeste e o universal. Narrou magistralmente os dramas humanos e se tornou um dos mais respeitados contadores de história da literatura em língua portuguesa.