Qual a consequencia do racismo no Brasil?
Soluções para a tarefa
Divisões sociais , educacionais, genocídios,suicídios além das desavenças jurídicas.
Racismo no Brasil
O racismo é o ódio, rejeição ou exclusão de uma pessoa por causa de sua raça, cor da pele, origem étnica ou sua língua, o que impede que desfrutem de seus direitos humanos. É originado por um sentimento irracional de superioridade de uma pessoa sobre outra.
O racismo no Brasil tornou-se mais aguda, apesar de ser um país onde as pessoas de cor já superam os brancos. Na última década, os assassinatos de mulheres negras no Brasil aumentaram em 54%, enquanto o das mulheres brancas diminuiu em 10%.
Alguns processos e mecanismos de discriminação racial e étnica continuam a se aprofundar em algumas esferas da vida social, limitando o alcance das políticas públicas voltadas para combatê-las.
As altas taxas de homicídio são uma evidência inevitável do racismo no Brasil, assim com as taxas de assassinatos registrados no Mapa da violência: “A cor dos homícidios no Brasil”
Além dos problemas emocionais e psicologicos que são causados nas pessoas, as políticas de emprego ineficientes ou cursos de formação profissional deteriorados baseados em promessas vazias de uma entrada bem-sucedida num mercado de trabalho que; é também racista, sexista e discriminatório.
A polêmica política
A baixa representação de pessoas de cor no Congresso reflete as enormes desigualdades do país, já que, segundo dados oficiais, os afrodescendentes são igualmente a maioria entre os mais pobres e entre as vítimas de violência, e os que menos têm acesso à educação e emprego.
O Brasil, com 112,7 milhões de habitantes que se declaram negro ou mulato (54,9% da população), é o segundo país com a maior população afrodescendente do mundo depois da Nigéria. Mas dos 513 deputados federais eleitos nas legislaturas em outubro passado no Brasil, apenas 125 (24,36%) são pessoas de cor.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/148609