Geografia, perguntado por gabriel30373, 9 meses atrás

Qual a consequência do movimento de rotação da Terra? *
O aparecimento dos dias e das noites;
As estações do ano.

Soluções para a tarefa

Respondido por bellinhaprieto
0

Resposta:

Estações: As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.

Dias e noites: O dia começa às 04:30, enquanto a noite começa às 19:30. A Terra leva um dia inteiro (24 horas) para fazer uma volta completa.

O período de 24 horas durante o qual a Terra completa uma rotação em seu eixo, tradicionalmente medido a partir da meia-noite à meia-noite.

Cerca de metade da Terra é iluminada a qualquer momento pela sol A área sujeita a ilCerca de metade da Terra é iluminada a qualquer momento pela sol.

A área sujeita a iluminação direta é quase exatamente metade do planeta; mas por causa de efeitos atmosféricos e de outras que se estendem o alcance da iluminação indireta, a área do planeta coberta quer por valores de iluminação diretas ou indiretas a pouco mais da metade da superfícieuminação direta é quase exatamente metade do planeta; mas por causa de efeitos atmosféricos e de outras que se estendem o alcance da iluminação indireta, a área do planeta coberta quer por valores de iluminação diretas ou indiretas a pouco mais da metade da superfície

O planeta Terra está sempre a girar como um pião mas muito mais devagar do que este. Demora um dia a dar uma volta completa.

Dizemos que a Terra tem um movimento de rotação.

Como a Terra é iluminada pelo Sol, é sempre metade de sua superfície que, num certo instante, recebe a luz solar. Nessa região o Sol é visível no céu, sendo, portanto, dia. Na outra, escura, é noite, não estando o Sol presente no céu.

À medida que a Terra vai girando em torno de seu eixo imaginário, a luz solar vai progressivamente atingindo diferentes regiões da Terra, provocando o movimento do Sol de leste para oeste e produzindo a sucessão dos dias e das noites.

Dependendo do lugar da Terra em que estamos, observamos o Sol com trajetórias diferentes em relação ao horizonte. Se estivermos, por exemplo, num dos pólos geográficos (latitude 90º), o céu parecerá girar em torno de um eixo que passa exatamente por nós e perpendicularmente ao chão. O Sol e os demais astros descreverão trajetórias circulares, paralelas ao horizonte, sem nascer ou se pôr durante períodos de 24 horas.

Nos pólos da Terra, portanto, não existe nascente ou poente. É por isso que nessas regiões (e também em regiões próximas a eles) ocorre o fenômeno conhecido como “Sol da meia-noite”, pois mesmo à noite o Sol pode estar acima do horizonte.

Nos pólos isso acontece durante seis meses seguidos. Esse período de tempo é chamado de Grande Dia Polar. Por outro lado, em outra época o Sol fica sempre abaixo do horizonte, ocorrendo a Grande Noite Polar, que dura outros seis meses.

Para observadores que estiverem na latitude de 0º (sobre o Equador da Terra), o Sol e os demais astros descreverão trajetórias perpendiculares ao horizonte. Se, no entanto, estiverem em latitudes intermediárias entre 0º e 90º, os astros vão descrever trajetórias inclinadas em relação ao horizonte.

Respondido por guilhermerafael3461
0

Resposta:

O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:

Perguntas interessantes