qual a consequencia da alteração da porosidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O desempenho do concreto, enquanto barreira para diminuição do transporte de agentes potencialmente causadores de corrosão das armaduras, está relacionado com a sua porosidade. Assim, modificar a porosidade do concreto pode ser um solução econômica, eficiente e simples para aumentar a durabilidade do concreto armado.
Dentro deste contexto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a influência do volume total de vazios e das dimensões dos poros nas propriedades de transporte de água, de íons cloreto e de CO2 em concretos, sendo abordado em maior profundidade, o transporte de água. Neste aspecto, foi proposto e avaliado um modelo de transporte de água em concretos não saturados visando estabelecer um método para a previsão da quantidade de água absorvida por concretos em função do tempo. Foi também desenvolvido um método de medição da difusividade hidráulica, que é um parâmetro necessário para o modelo proposto. O estudo foi conduzido com concretos com dois níveis de porosidade total tendo, em cada nível, duas distribuições distintas de dimensões de poros. A modificação na porosidade total foi feita alterando-se a relação água/cimento e as dimensões de poros foram modificadas utilizando-se dois tipos de cimento: o Portland comum, disponível comercialmente, e o Portland com adição de escória, preparado em laboratório. Foi avaliada a influência da porosidade total e das dimensões de poros no transporte de massa, analisando-se a penetração de íons cloreto, a profundidade de carbonatação, o teor de umidade de equilíbrio, a difusividade de água, a absortividade de água e a penetração de água sob pressão, em função das dimensões e volume de poros dos
concretos. O modelo de transporte de água em meios não saturados foi avaliado, comparando-se os valores de concentração de água medidos, com os valores calculados teoricamente a partir de valores de difusividade hidráulica medidos.