Qual a concepção da religiões e da ciência quanto à morte?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A religião enquanto objeto de estudo se constitui por proporcionar um universo inesgotável de conhecimento, onde o fenômeno religioso torna-se passível ao olhar científico. Dentro deste cenário situamos a morte, que surge no seu aspecto universal. Nestes termos, nossa pesquisa se baseia em um estudo comparado, na qual pretendemos analisar as estruturas que comportam o fenômeno da morte em duas tradições, o Catolicismo Romano e o Budismo Tibetano, ambas inseridas no Cristianismo e no Budismo, duas das cinco maiores religiões do mundo. Deter-nos-emos em expor às concepções e visões de morte no devir histórico, a ritualização da morte e sua transformação, as práticas funerárias que conferem sentido à morte e as crenças no pós-morte em ambas as doutrinas. Nestes dois sistemas religiosos tão amplos e complexos, trataremos especificamente da temática da morte, visando analisá-las quanto aos elementos distintos e análogos, a partir de pressupostos científicos e teológicos, utilizando concepções religiosas e filosóficas embasadas em fontes fidedignas de ambas as tradições. Quanto ao Catolicismo Romano, faremos uso do Catecismo da Igreja Católica e do livro das exéquias, e no que se refere ao budismo tibetano, utilizaremos como fonte principal, o Livro Tibetano dos Mortos. Utilizaremos como suporte bibliográfico, o pensamento de vários estudiosos acerca do conhecimento da morte e suas implicações na sociedade
Hi! Vamos lá <3
→ Primeiramente, qual é o conceito geral de morte?
O termo morte é usado em vários sentidos. Metaforicamente, morte pode significar o fim, o desaparecimento. O conceito de morte pode ser encarado do ponto de vista religioso ou filosófico, contudo, os critérios de morte são indicadores biológicos da irreversibilidade de um processo, pelos meios atualmente conhecidos.
Vimos no trecho acima que o conceito de morte pode ser encarado do ponto de vista religioso ou filosófico, a seguir, vamos ver esses conceitos:
→ Conceito de morte na Religião:
- Catolicismo
Para os católicos, morrer significa encontrar a passagem para a eternidade. A vida é transformada e não realmente tirada, sendo cada pessoa julgada pelos seus atos em vida: quando perdoada, alcança o céu. Ao ser tocada por Deus irá ressuscitar para a vida eterna. No entanto, caso seja condenada, a pessoa vai para o inferno.
- Evangélicos
Já para os evangélicos a morte consiste em um fenômeno natural, que ocorre apenas uma vez, e acredita-se que o corpo é separado do espírito, isto é, o que é matéria retorna ao pó, e o espírito retorna ao Senhor.
Tentei resumir ao máximo, e se você quiser mais conceitos em mais religiões pode falar nos comentários :) Agora vamos para o conceito de morte na Ciência:
→ Conceito de morte na Ciência:
A morte é o termo da vida devido à impossibilidade orgânica de manter o processo homeostático. Trata-se do final de um organismo vivo que havia sido criado a partir do seu nascimento.
∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴∵∞∴