qual a composição do núcleo celular
Soluções para a tarefa
O núcleo das células é uma região onde há intensa atividade, como síntese de proteínas, duplicação do DNA, entre outras. Por essa razão, existem certas mudanças na configuração das estruturas nucleares. Dessa forma, para caracterizá-las é necessário escolher uma fase em que o núcleo esteja mais estável, por assim dizer. Essa fase é denominada interfase, que se trata do hiato entre uma divisão celular e outra.
Uma vez nessa fase mais estável, o núcleo tem seu arranjo bem definido. Basicamente, ele é composto pela carioteca, cromatina, nucleoplasma e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo separando-o do citoplasma e é formada por duas membranas biológicas. Assim como todas as membranas biológicas, elas exercem um controle sob o que entra e o que sai do núcleo. Outra característica dessa estrutura é que a membrana externa se comunica diretamente com o retículo endoplasmático rugoso.
A cromatina nada mais é do que a associação do DNA com proteínas. Ela possui a forma de fios alongados que podem estar mais ou menos condensados nessa fase da vida celular. É a cromatina que, na mitose, atinge alto nível de condensação formando os cromossomos que podem ser visualizados ao microscópio. Ou seja, a cromatina e os cromossomos se tratam basicamente da mesma estrutura, diferenciando-se, em resumo, pelo seu grau de condensação. Em meio a cromatina, é possível encontrar estruturas nucleares, geralmente, esféricas chamadas de nucléolo. Essas estruturas são bastante importantes porque se relacionam com a produção de RNA ribossômicoque, por sua vez, é relacionado com a produção dos ribossomos. Já o nucleoplasma se trata do meio aquoso, rico em moléculas usadas nas funções nucleares, em que a cromatina e o nucléolo estão mergulhados.