qual a complicação do conto o espelho de marchado de assis?? me ajudem :)
Soluções para a tarefa
Ocorre quando o estado de coisas inicial é perturbado por alguma força, o que provoca uma tensão, um desequilíbrio.”
Jacobina tinha 25 anos e era um jovem pobre que morava em uma cidadezinha. Nessa época, foi nomeado alferes, um cargo militar que hoje é equivalente a subtenente. A família exultou com a nomeação e o cobriu de elogios. Uma tia, Marcolina, ficou tão contente que o chamou para passar um mês no seu sítio, que ficava isolado da cidadezinha.
Chegando lá, é ainda mais festejado do que fora em sua casa. Logo, é chamado apenas de “seu Alferes” pela tia e pelos escravos. Era o primeiro a ser servido à mesa e tinha todas as regalias. A maior delas foi quando mandaram instalar um espelho em seu quarto. O objeto, segundo uma tradição familiar, pertenceu a uma nobre que viera na comitiva de D. João VI, em 1808. Era, portanto, uma relíquia.
Toda essa bajulação causou uma transformação em Jacobina. Já não era mais um rapaz que gostava de admirar a natureza, já não se importava com os problemas alheios, mas pensava apenas na sua “nova identidade”.
Quando estava mergulhado em sua nova situação, sua tia recebeu a notícia de que a filha estava muito doente e foi visitá-la. O jovem alferes ficou sozinho na casa e já não havia mais ninguém para o bajular. Ficou na propriedade apenas em companhia de uns poucos escravos que, notando o ponto fraco do jovem, começaram a elogiá-lo com o objetivo de distraí-lo e, assim, fugir. Estava sozinho.