Geografia, perguntado por daniel2086, 1 ano atrás

Qual a Característica de uma Metrópole?

Soluções para a tarefa

Respondido por bielevicacp
3

Metrópole é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte.


Uma definição bastante comum entre a população e os meios de comunicação é a que mostra a metrópole como uma importante cidade de uma região (ou a principal cidade de uma província, estado ou região) ou, simplesmente, uma grande cidade.


Metropolização é o processo em que uma, ou mais cidades em uma região, estão em vias de se tornarem uma metrópole, ou seja, prestes a abrigar mais de 1 milhão de habitantes na região ou em apenas uma cidade.


Deve-se notar que as metrópoles quando se juntam formam uma megalópole.


Metrópoles globais: são metrópoles cujas áreas de influência se estendem por grandes regiões continentais ou mesmo mundiais que se destacam na esfera econômica mundial como Tóquio, Nova Iorque, São Paulo, Berlim, Hong Kong, Xangai pela forte presença de um mercado financeiro globalizado onde as principais instituições financeiras possuem representação e participação na bolsa de valores, na esfera política como Washington, Moscovo e Londres, onde a cúpula dos países mais industrializados se reúne a portas fechadas para discutir as políticas de influência de suas nações sobre o resto do mundo, na esfera cultural como Paris, Milão, Sydney, Roma, Madrid, Chicago, Toronto, as mais tradicionalmente aceitas como centros de difusão de novas culturas, modismos e tendências comportamentais, entre outras.


Dentro da hierarquia urbana, a metrópole nacional apresenta-se como um grande centro, muito bem equipado, onde existem todos os tipos de serviços e produtos industriais. Sua influência abrange todo o país. Imediatamente subordinada à metrópole nacional, aparece a metrópole regional, distribuindo produtos industriais e serviços a uma vasta porção do país.


Metrópoles brasileiras

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.


Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.



daniel2086: Obrigada
bielevicacp: de nada vc vai compreender melhor o conceito com exercícios
Perguntas interessantes