Qual a cadeia produtiva da camiseta de algodão?????
Me ajudem é pra daqui a pouco
Soluções para a tarefa
Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Colheita
Assim que o algodão se torna uma planta completamente crescida, o que é notado pelos troncos de fibra macia, é hora de a colheita começar. Grandes máquinas (sejam de remoção, que rolam troncos inteiros para dentro do funil, ou colheitadeiras de fuso, que puxam o algodão e o retiram da planta) são usadas para coletar todo o algodão em grandes áreas. No entanto, as máquinas também colhem muitos restos de plantas indesejadas e, portanto, uma vez que o algodão está colhido, ainda há muito trabalho a fazer.
Descaroçamento
Descaroçar é o processo de separar o algodão puro do material da semente menos pura que ainda está no interior da fibra colhida. Geralmente localizadas perto da plantação, as descaroçadeiras são máquinas enormes que usam uma combinação de serras circulares e filtros de grelha para puxar o algodão por uma extremidade enquanto filtra as sementes indesejadas e a matéria vegetal.
Fio
Uma vez limpo e pronto para ser transformado em tecido, o algodão é colocado no processo de fiação. Grandes máquinas, que podem processar até 45 kg de algodão por hora, pegam a fibra e a torcem, dobram e extraem em um fio. Essas máquinas giram o fio até que ele tenha textura, o que lhe confere espessura adequada.
Tecelagem
Para transformar o fio de algodão em tecido, é preciso tecê-lo. A tecelagem é o processo de tomar o fio e entrelaçá-lo em um padrão horizontal (urdidura) e vertical (trama) para que o fio se torne o que nós conhecemos como tecido. Grandes teares mecanizados podem produzir pilhas de tecido de algodão usando quase os mesmos métodos que antigos tecelões com teares de madeira usavam.
Tingimento
Por fim, o tecido de algodão é tingido, o que não é feito sempre — especialmente se o algodão deve permanecer branco. Porém, se o tecido precisa ser de uma cor diferente, então ele será tratado com corantes para alterar sua aparência. Corantes também podem ser usados no fio que formará uma estampa e que depois será tecido, mas o momento em que o tingimento ocorre é opção do fabricante.
Momento do corte
Após a preparação do tecido, o próximo passo é o corte da camiseta. É uma etapa bastante importante porque interfere no caimento e no conforto da roupa. O projeto de camiseta é transferido para um molde onde é feito o corte. Esse processo pode ser manual ou automático e vai depender do tipo de produção da confecção.
Hora da costura
O processo da costura também varia de camiseta para camiseta e de produção para produção. Existem diferenças no tipo de linha utilizada, na sequência em que são feitas as costuras e o tipo de acabamento para retirada de restos de linhas. Normalmente são costuradas as seções dianteira e traseira ao longo dos lados do tecido, deixando um ponto além das bordas. Cercam-se as mangas e as laterais para serem costuradas. Para criar a bainha é necessário fazer uma dobra na borda, que é costurada em seguida. Após esse processo de montagem é feita uma verificação final. Caso a camiseta tenha alguma assimetria ou outra irregularidade, ela é excluída da próxima etapa.
Montagem da gola e dos ombros
Nas camisetas de algodão, os ombros são costurados antes da aplicação da gola. Caso as camisetas tenham sido feitas a partir de dois pedaços de pano (frente e costas), elas terão a gola costurada antes que as costuras dos ombros sejam feitas.
A colocação da gola varia também de acordo com o estilo da camiseta de algodão, com o buraco no pescoço com maior ou menor amplitude na circunferência. Um exemplo é a gola de camiseta de algodão em corpo de tubo, que é feita com o uso de faixas dobradas, mantendo as laterais esticadas e totalmente alinhadas ao decote. Finalmente, é feita a costura, que em algumas camisetas de algodão podem ficar visíveis com a adição dos colarinhos da parte da frente e da parte de trás feitas separadamente.
Bolsos e aplicações
Algumas camisetas de algodão também possuem bolsos. Sua costura é feita a mão ou com o uso de uma máquina específica para a colocação de bolsos após a aplicação das golas. É adicionada uma entretela adicionada no interior do bolso para definir sua forma e deixá-lo mais estruturado. A camiseta de algodão pode receber outros acréscimos, como pinturas, silkscreen ou transfer. Agora sim, ela está pronta para ir às lojas e ganhar as ruas!