Filosofia, perguntado por yasmin1944, 9 meses atrás

Qual a base da crença hindu? Explique cada uma delas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jenifercaroline1905
1

Resposta:

   A religião hindu é a principal da Índia, tal qual rege toda a organização estrutural da sociedade, designando divisões de classes.

   A divisão é declarada a partir da hereditariedade, as castas correspondem a uma parcela de pessoas e famílias que se distinguem por meio da condição social.

   As castas exibem quatro tipos distintos, são os brâmanes (camada mais importante,  composta por sacerdotes), xátrias (formada por militares), vaixias (constituída por comerciantes e fazendeiros) os sudras (composta pela camada inferior e que deveria servir as camadas superiores) e os párias (entre esses “sem-casta” estavam limpadores de fossas sanitárias, coveiros e carniceiros).

Brâmanes

   A casta no alto da pirâmide social indiana era formada por sacerdotes, magos, religiosos e filósofos – as pessoas encarregadas de realizar os sacrifícios e rituais sagrados. Os brâmanes representavam a autoridade espiritual e intelectual e, segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido da boca do deus Brahma, considerado a representação da força criadora do Universo

Xátrias

   A segunda casta de maior prestígio era a dos guerreiros, que reunia pessoas com atribuições judiciárias, policiais e militares.

   A casta incluía ainda reis, nobres, autoridades civis, senhores feudais e responsáveis pelo poder político e militar. Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido do braço direito do deus Brahma.

Vaixás

   Respondia pelo conjunto de atividades econômicas, incluindo funções agrícolas, artesanais, comerciais e financeiras. Entre eles estavam os artesãos, criadores de gado, camponeses e mercadores (o líder pacifista Mohandas Gandhi pertencia a uma subcasta dos vaixás). A mitologia hinduísta afirmava que teriam nascido das coxas do deus Brahma

Sudras

   A casta inferior era formada por servos, trabalhadores braçais e empregados domésticos. Seus integrantes eram encarregados de realizar todas as atividades necessárias para garantir a sobrevivência material da comunidade. Os hinduístas acreditavam que os sudras teriam nascido dos pés do deus Brahma

Párias

   

   Abaixo das castas e fora dessa pirâmide social, os párias ou “intocáveis” faziam trabalhos tidos como indignos. Entre esses “sem-casta” estavam limpadores de fossas sanitárias, coveiros e carniceiros.

  Os hinduístas acreditavam que os “intocáveis” não teriam nascido do deus Brahma e, por isso, deviam ser discriminados

Explicação:

  Uma vez que um indivíduo consta em uma assente casta ele dever manter-se nela, pois a mudança é relatada como uma ofensa à religião praticada.

   Os hindus têm fé em um ser ou espírito supremo, nos quais os notáveis deuses são Vishnv, Shiva e Shaktic.

    Apesar da livre escolha de adoração, as crenças são comuns a todos os praticantes, uma delas é a respeito da reencarnação, eles acreditam que quando uma pessoa morre a sua alma surgirá em outro corpo que pode ser tanto de um humano ou mesmo de um animal.

    Acreditam que isso pode ocorrer continuamente entre vida e morte, esse processo é denominado de samsara (fluxo incessante de renascimentos através dos mundos).

    O intuito maior da religião hindu e de seus adeptos é de conseguir sair desse ciclo entre vida e morte característico da reencarnação, caso um indivíduo se liberte ele atinge a moksha, ou seja, a salvação.

Espero ter ajudado, abraços *-*

Anexos:
Perguntas interessantes