Biologia, perguntado por liviaecora, 10 meses atrás

qual a adaptação dos seres vivos na vegetação pampa

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduardaan14
1

Resposta:

O Pampa (Pampas, Campanha Gaúcha, Campos Sulinos ou Campos do Sul), um dos biomas do Brasil, corresponde a um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade desde a fauna e a flora.

De origem quéchua (língua indígena da América do Sul), o termo “pampa” significa região plana e, no território brasileiro, está presente no estado do Rio Grande do Sul; já no exterior, pertence a uma parte do Uruguai e da Argentina.

Para saber mais: Pampa.

Fauna

Jacu

A fauna do Pampa é extensa, com espécies raras de animais do qual possui uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios. São aproximadamente 400 aves e 100 mamíferos que fazem parte do bioma.

Nos pampas há grande variedade de insetos e de pequenos animais, o que favorece o crescimento dos pássaros, sendo assim considerada uma das regiões do planeta onde a fauna de pássaros está mais conservada.

Dentre os animais que vivem no Pampa, estão: jacu, saíra, macuco, jacutinga, corruíra-do-campo, papa-mosca-do-campo, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-do-campo, pica-pau do campo, pica-pau-chorão, beija-flor-de-barba-azul, caboclinho-de-barriga-verde, perdigão, perdiz, gavião-chimango, caminheiro-de-espora, gaturamo-verdadeiro, tiê-sangue, araponga, sanhaço, ema, ratão-do-banhado, capivara, tatu-mulita, veado campeiro, lobo guará, graxaim, zorrilho, furão, preá, tuco-tuco, sapinho-de-barriga-vermelha, dentre outros.

Veja mais sobre: Capivara.

Animais Endêmicos

Desses animais, muitas espécies são endêmicas, ou seja, espécies nativas que se desenvolvem somente naquela região e por isso, só existem naquele local do planeta.

De acordo com pesquisas, cerca de 40% dos animais são endêmicos da região dos pampas, desde mamíferos, aves, répteis, anfíbios e artrópodes.

Animais em Extinção

Muitas espécies de animais e plantas fazem parte do bioma pampa sendo que algumas delas estão ameaçadas de extinção:

Jaguatirica

Gato dos pampas (Leopardus pajeros): conhecido pelo nome de gato-palheiro, essa espécie de felino está ameaçada por causa da destruição de seu habitat, tráfico de animais e a caça para o comércio de peles.

Onça-pintada (Panthera onca): maior felino do continente americano e o terceiro maior do mundo, está em risco de extinção pela destruição de seu habitat e decorrente da caça para venda de peles.

Jaguatirica (Leopardus pardalis): o gato-do-mato ou maracajá, como é conhecido, está espalhado em todo continente americano e em alguns locais a espécie já está extinta, Nos pampas, corre risco de extinção devido à caça para a venda de peles e, ademais, pelo desmatamento e consequentemente a perda de seu habitat natural.

Caxinguelê (Sciurus aestuans): roedor de pequeno porte, chamado popularmente de serelepe, é um animal endêmico da América do Sul, sendo a única espécie de esquilo dos pampas. Sofre risco de extinção uma vez que seu habitat está sendo destruído pela ação humana.

Tamanduá (Myrmecophagidae): conhecidos popularmente pelo nome “papa-formigas” há duas espécies desse mamífero ameaçadas de extinção na região dos pampas: tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla).

Além deles, outros animais sofrem risco de extinção na região dos pampas donde muitas espécies nativas estão desaparecendo com o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Assim, as maiores ameaças para o desequilíbrio do bioma pampa é a expansão descontrolada da fronteira agrícola, a caça e a extração dos recursos naturais, sobretudo, da madeira (lenha).

Para saber mais: Animais em Extinção no Brasil, Rio Grande do Sul.

Flora

O bioma Pampa conserva cerca de 40% de sua cobertura vegetal nativa e, da mesma maneira que a fauna, a flora da pampa é bem extensa constituída de espécies endêmicas (somente se desenvolvem ali), raras e algumas em extinção.

No total, cerca de 3000 espécies de plantas compõem o bioma pampa, com 70 tipos de cactos, 100 tipos de árvores, 450 tipos de gramíneas e mais de 150 tipos são leguminosas, algumas delas: bromélia, orquídea, louro-pardo, cedro, cabreúva, canjerana, guajuvira, guatambu, grápia, campim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, canafístula, brabas-de-bode, pau-de-leite, unha-de-gato, bracatinga, cabelos de-porco, angico-vermelho, caroba, babosa-do-campo, amendoim-nativo, trevo-nativo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, nhandavaí, palmeira anã.

Conheça também os outros biomas que fazem parte do Brasil:

Cerrado

Mata Atlântica

Caatinga

Pantanal

Amazônia

Biomas brasileiros

Este conteúdo foi útil?

 

Sim

 

Não

VEJA TAMBÉM

Animais da Caatinga

Animais em Extinção

Biomas Brasileiros

Pampa

Animais da Amazônia

Animais da Mata Atlântica

Animais do Pantanal

Animais Invertebrados

LEITURA RECOMENDADA

Animais Invertebrados

Animais Vertebrados

Reino Animal

Animais Ovíparos

Animais Onívoros

Animais Herbívoros

TÓPICOS RELACIONADOS

BiologiaGeografiaGeografia do BrasilEcologiaZoologia

Explicação:

espero ter te ajudado

Perguntas interessantes