qual a açao da pilula do dia seguinte no organismo que leva a uma contracepção de energia . porque e considerada um método abortivo no entendimento de alguns
Soluções para a tarefa
A pílula do dia seguinte (PDS), chamada pelos médicos de pílula pós-coital, é um método contraceptivo de emergência que deve ser tomada no máximo até 72 horas após o ato sexual. Ela é indicada para situações de abuso sexual, rompimento do preservativo ou falha de outros métodos contraceptivos.
Constituída pelos mesmos hormônios que as pílulas anticoncepcionais, mas com dosagens um pouco maiores, a pílula do dia seguinte pode ser encontrada em caixas com um, dois ou quatro comprimidos. Essa pílula deve ser vendida somente com prescrição médica, pois, por conter uma alta dosagem de hormônios, pode trazer consequências severas para o organismo da mulher.
Dependendo do período do ciclo em que for ingerida, o contraceptivo pode ter diferentes efeitos. “Ela pode inibir ou apenas atrasar a ovulação. Isso acontece porque esse hormônio atrasa a movimentação das tubas, que é por onde o óvulo vai do ovário ao útero em encontro ao espermatozoide – e o espermatozoide vem do útero pela tuba ao encontro do óvulo. Com isso, ela também dificulta a penetração do espermatozoide no muco cervical, já que a progesterona altera a consistência do muco, tornando o ambiente hostil ao espermatozoide.”
A pílula do dia seguinte impede o encontro do óvulo com os espermatozoides impedindo a fecundação, ela não age após ocorrer a fecundação e não impede a implantação, caso a fecundação ocorra , portando ela não é abortiva, pois ela age antes de ocorrer a fecundação.