Biologia, perguntado por kaiozinho63, 3 meses atrás

quais vacinas o fio Cruz está fabricando para covid-19?​

Soluções para a tarefa

Respondido por bartholyamanda
1

Resposta:

vamos lá!

Explicação:

Desde o início do enfrentamento da pandemia no Brasil, como um dos pilares na estratégia de combate ao vírus Sars-CoV-2, a Fiocruz tem feito parte das diversas frentes nacionais e internacionais de busca pela vacina contra a Covid-19. Com uma longa trajetória e tradição de mais de 70 anos na produção de vacinas, a Fundação tem se empenhado para manter os esforços nesse campo, em conjunto com o Ministério da Saúde (MS) e ressaltando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro como a base de sustentação do desenvolvimento, da produção e da futura distribuição nacional de vacina para a enfermidade.

No campo da produção de vacinas para Covid-19, a principal aposta da Fiocruz é um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford. O acordo do governo brasileiro com o Reino Unido foi anunciado, em 2020, pelo Ministério da Saúde e existe uma previsão de entrega de 200,4 milhões de doses para a população em 2021, a partir do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS

O contrato de Transferência de Tecnologia da vacina Covid-19 foi assinado, em Brasília, no início de junho, formalizando a transferência do conhecimento que já vem sendo repassado pelo parceiro tecnológico para agilizar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas instalações de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Em seguida, a Fiocruz recebeu dois bancos, um de células e outro de vírus, para o início da produção do IFA nacional da vacina Covid-19 Fiocruz. Considerados o coração da tecnologia para a produção da vacina, os bancos de células e de vírus concretizam a transferência de tecnologia. Trata-se de um marco para a produção da vacina no Brasil e constitui a segunda etapa do projeto estratégico da Fiocruz para a incorporação tecnológica da vacina Covid-19.

A Fiocruz atingiu a marca das 50 milhões de doses de vacinas Covid-19 entregues ao PNI no início de junho, com uma produção que ultrapassou as 20 milhões de doses em maio.  Em 17 de março, a Fiocruz entregou ao PNI o primeiro lote de vacinas Covid-19 produzidas na instituição, produzidas com insumo importado da China. Desde o final de abril (21/4) as entregas semanais ao PNI passaram a ser feitas sempre às sextas-feiras. O início da produção em larga escala da vacina Covid-19 pela Fiocruz se deu no início de março e atualmente, já são 1 milhão de doses produzidas por dia.

Também no início de março a Fundação recebeu o primeiro registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacina Covid-19 produzida no Brasil. No dia 26 de abril, Fiocruz passou por uma inspeção da Anvisa, que para a verificou as condições técnico-operacionais da planta industrial onde será produzido o IFA. O parecer favorável obtido demonstra que a instituição está apta a realizar a produção do insumo, passo importante alcançar a autossuficiência da produção nacional. A formalização do resultado ocorrerá após a elaboração do relatório pela Anvisa e sua publicação no Diário Oficial da União e a Fiocruz já começará a entregar vacinas 100% produzidas em Bio-Manguinhos/Fiocruz em outubro.

Até o momento, a Fundação tem importado da China o IFA necessário para produção das vacinas. O primeiro lote enviado pelo governo chinês em fevereiro, seguido de uma segunda remessa ainda em fevereiro, insumo necessário para a produção de cerca de 12,2 milhões de doses. Em março, a AstraZeneca informou que seria recebido o dobro do número de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) previstos para o mês. Foram enviados da China quatro lotes de 256 litros cada, com quantidade de insumo suficiente para a produção de cerca de 30 milhões de doses de vacina. Já em abril, a Fiocruz recebeu uma nova remessa de um lote e meio do insumo, com aproximadamente 364 litros, suficientes para a produção de cerca de 8,9 milhões de doses. Em 24 de maio a Fiocruz recebeu nova remessa de IFA para produção de 12 milhões de doses de vacina.

A partir do recebimento desses insumos, a Fiocruz tem previsão de entregar ao PNI/MS:

Janeiro: 2 milhões importadas da Índia (entregues)

Fevereiro: 2 milhões importadas da Índia (entregues)

Março: 2,8 milhões (entregues)

Abril: 19,7 milhões (entregues)

Maio: 21 milhões (entregues)

Junho: 18,5 milhões ((produção nacional com IFA importado: a ser atualizado, caso haja antecipação de remessa))

Julho: 12 milhões (produção nacional com IFA importado: a depender da remessa de IFA)


kaiozinho63: obg
Perguntas interessantes