Biologia, perguntado por paulocesararaujoo33, 10 meses atrás

quais transformação a terra sofreu para que avida se originasse?

Soluções para a tarefa

Respondido por eloisajankeewald
0

Resposta:

Hadeano: Compreende o período de formação, esfriamento e solidificação da Terra e da formação dos outros astros do sistema solar. Origem dos primeiros minerais e rochas. Inúmeros fenômenos vulcânicos expelem gases em direção ao espaço. Origem da atmosfera e da hidrosfera.

Arqueano: Durante esse éon o planeta tinha uma atmosfera composta por Metano, Amônia e outros gases que hoje seriam tóxicos para os seres vivos. A vida surge nos mares com aparecimento de bactérias muito primitivas. Os primeiros seres possuem células procarióticas (sem separação entre núcleo e citoplasma). Com o aparecimento da fotossíntese, a atmosfera acumula oxigênio.

Proterozóico: Durante esse éon a vida começou a se diversificar nos mares. As bactérias primitivas, que realizavam a fotossíntese, expeliam oxigênio e promovem uma mudança radical da atmosfera terrestre. Aparecem as células eucarióticas, e depois os seres pluricelulares, entre eles as algas.

Paleozóico: È a etapa da explosão da vida e das grandes modificações na superfície. Nessa era aparecem inúmeros grupos de seres vivos (entre eles os quais, os artrópodes e os vertebrados). A vida deixou de ser exclusivamente marinha e passou a ser também terrestre. Durante os quase 300 m.a. que durou essa era os continentes estiveram unidos em um só, separam, e voltaram a se unir, devido as atividades tectônicas no planeta. nos fins desse período ocorreu uma grande extinção acabando com cerca de 90 a 95% da vida no planeta, acredita-se que essa extinção deve-se a fatores naturais relacionados as intensas atividades vulcânicas que causaram uma grande liberação de dióxido de carbono na atmosfera, que juntamente com o clima árido existente, levaram a um aquecimento global e elevou a temperatura dos oceanos causando um grande impacto na Terra.

Mesozóico: Esse período é conhecido como “época dos répteis” pelo desenvolvimento de grandes répteis e de dinossauros que dominaram ecossistemas do planeta. No início dessa era as terras emersas encontravam-se unidas em um supercontinente o Pangeia II, mas não demorou muito, já no período triássico os continentes começaram a fragmentar e formaram dois continentes a Laurásia (ao Norte) e a Gondwana (ao Sul). Durante os períodos seguintes dessa era os dois continentes continuaram a fragmentar-se e nos fim do Cretáceo já se assimilavam dos formatos atuais dos continentes. Provavelmente no fim dessa era houve uma catástrofe a nível planetário que levou a extinção de várias espécies, acredita-se que um asteróide colidiu com a Terra, formando uma grande nuvem de pó que cobriu todo o planeta impedindo a radiação direta solar, e o conseqüente esfriamento da superfície da terra. A drástica mudança do clima provocou um duro e prolongado inverno, que deu fim a inúmeros grupos de seres vivos.

Cenozóico: Devido a catástrofe no fim do Mesozóico houve uma etapa de mudanças radicais na Terra, afetando a fauna e a flora, onde algumas espécies dominantes no Mesozóico, como os dinossauros, foram extintas enquanto se desenvolveram outras espécies que evoluíram e habitam a terra até hoje. Durante esse período a Terra não sofreu muita mudança na ordem dos continentes, a mudança mais importante foi a movimentação da Austrália e da Índia em direção ao Norte, causando a aproximação da Austrália com o Sudeste Asiático e o choque da Índia com a Ásia, o que deu origem a cordilheira do Himalaia. O clima nesse período sofreu diversas oscilações alternando entre períodos rigorosamente frios, as glaciações, e os períodos de climas temperados, como o que estamos vivendo atualmente.

Perguntas interessantes