quais tipos de trabalhos socialmente existem?
Soluções para a tarefa
É um trabalho onde uma pessoa é forçada a trabalhar em condições de escravidão e sem direitos assegurados, como limite na jornada de trabalho, dias de descanso, remuneração digna, segurança e proteção no trabalho, entre outras. No Brasil este tipo de trabalho é proibido, embora e infelizmente em alguns casos ele pode ainda existir.
VoluntárioO trabalho voluntário é aquele em que uma pessoa escolhe livremente oferecer seu trabalho em tempo parcial ou integral à uma pessoa, instituição, igreja ou causa social, por exemplo. Normalmente o trabalho voluntário não é remunerado e ele mobiliza pessoas no mundo inteiro em favor de inúmeras causas.
Nos países de primeiro mundo, o trabalho voluntário chega a representar 2,7% do PIB dessas nações, enquanto que nos países em desenvolvimento o percentual é muito baixo, algo em torno de 0,7%. Só para se ter uma ideia da importância do trabalho voluntário, na América Latina, a pobreza poderia ser de até 10% maior sem o trabalho voluntário. Esses dados são resultados de um estudo da Universidade John Hopkins, de Baltimore (EUA). Saiba mais aqui.
AutônomoAutônomo é um tipo de trabalho onde uma pessoa trabalha por conta própria, geralmente na prestação de serviços em que ele é um profissional especializado. Contudo o trabalho autônomo é regulamentado e precisa ser registrado nos órgãos competentes. Uma boa alternativa para muitas é o MEI – Micro Empreendedor Individual que permite a legalização do trabalho e o recolhimento simplificado de tributos.
EmpregadoTambém chamado de emprego formal e se caracteriza pelo registro da Carteira de Trabalho. Ele ocorre nas empresas ou entre pessoas físicas e é a principal modalidade de emprego no país, sendo responsável pela grande força de trabalho na indústria, comércios e prestação de serviços.
A palavra empregado não vista com bons olhos atualmente, as vezes o termo mais apropriado é funcionário ou colaborador, como está sendo carinhosamente chamado atualmente.
InformalOcorre quando não há registro na carteira profissional ou quando a pessoa trabalha como autônomo, mas sem o devido registro nos órgãos competentes. Esse trabalho é abundante em algumas regiões, e praticado especialmente por pessoas menos favorecidas. Tem como grande inconveniente a falta de garantias trabalhistas e acesso a aposentadoria.
Como mostrado acima, o MEI é um esforço para acabar com o trabalho informal e permitir que as pessoas regularizem suas atividades, paguem impostos e usufruam dos direitos que lhes são concedidos.
DesempregadoDesempregado é todo aquele que em condições de trabalho esteja procurando emprego. O termo é inclusive reconhecido pelo governo e usado em índices de desemprego de uma região ou país. É importante entender que desempregado não é todo aquele que não está trabalhando, mas sim quem não está trabalhando e está procurando emprego