quais tipos de indústria apresentam maiores riscos de poluição? explique
Soluções para a tarefa
Pelo menos 125 milhões de pessoas no mundo têm a saúde comprometida pela poluição tóxica. E a culpa é da atividade industrial.
- Reciclagem de baterias
- Anos de vida perdidos: 4,8 milhões
Apesar de serem recarregáveis, o desgaste de baterias chumbo-ácidas (usadas em automóveis para partida, iluminação e ignição) diminui sua capacidade de acumular energia elétrica.
sem regulamentação, este tipo de atividade libera chumbo no meio ambiente e contamina os trabalhadores e a população, podendo causar problemas neurológicos e de desenvolvimento.
- Fundição de chumbo
- Anos de vida perdidos: 2,6 milhões
A fundição é um processo industrial que trata os minérios de chumbo para remover as impurezas para a produção do chumbo metálico. Mas esse processo não é tão limpinho e pode liberar poluentes pesos-pesados. Os maiores focos de contaminação relacionados a esta atividade estão na China, Europa Oriental, América do Sul e no Sudeste Asiático.
- Mineração e processamento de minérios
- Anos de vida perdidos: 2.521.600
O processo de remoção de minérios, minerais, metais e pedras preciosas da terra é importante para produção dos mais variados produtos e materiais, mas pode trazer também grandes impactos à saúde humana.
O problema está anunciado: em locais em que os processos de mineração não seguem a legislação ambiental, os resíduos (cheios de produtos químicos tóxicos) são liberados no meio ambiente.
- Lixões industriais e municipais
- Anos de vida perdidos: 1,234 milhões
A maior parte destes lixões está localizada na África, no Leste Europeu e nos países do norte da Ásia e os impactos na saúde causados por estes poluentes incluem câncer pulmonar, problemas neurológicos e doenças cardiovasculares.
- Parques industriais
- Anos de vida perdidos: 1,06 milhões
A contaminação em parques industriais geralmente é causada pela falta de tecnologia e infraestrutura adequadas para o tratamento de resíduos ou controle da poluição. Emissões de poluentes no ar, contaminação das águas superficiais e dos aquíferos são os principais problemas encontrados em propriedades mal geridas e controladas.