Quais serão as razões pelas quais o consumo de açúcar terá triplicado nos últimos 50 anos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos últimos 50 anos o consumo de açúcar triplicou a nível mundial. O açúcar, em conjunto com a gordura saturada e o sal, tem-se tornado num dos grandes vilões dos dias modernos e são os principais responsáveis pela perda de anos saudáveis entre os portugueses.
Isto porque as pessoas não têm consciência do açúcar que consomem. É um produto barato e que está em toda a cadeia alimentar. Há açúcar por todo o lado e a maior parte dos pais não têm ideia da quantidade de açúcar presente em certos alimentos. As quantidades de açúcares aparecem nos rótulos dos alimentos, mas muitas pessoas não os lêem ou não sabem a que correspondem.
Explicação:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve estar abaixo dos 10% da energia consumida diariamente e de preferência aproximar-se dos 5%. Sendo 2000 kcal o valor médio de energia consumida, não devem ser ingeridos mais do que 50 gramas de açúcares por dia, mas o ideal é que sejam consumidos apenas 25. O certo é que, em Portugal, os dados de 2013-2014 apontavam para um consumo na ordem dos 96 gramas por dia.