quais semelhanças você pode observar, de forma geral, entre a realidade do Brasil e dos EUA no diz respeito a questão racial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um negro, um indígena ou um mestiço podem ser alvo de preconceito por motivos diferentes. Um negro pode ser essa vítima simplesmente por ser negro. Trataria-se, no fundo, de reconhecer que ele pertence a uma raça inferior. É o racismo que não tem saída. Quando nos Estados Unidos os negros não podiam andar de ônibus ao lado dos brancos nem usar o mesmo banheiro, a discriminação era de raça. Era como se estivessem deixando os porcos entrarem em casa.
Quando no Brasil a polícia, na rua, flagra um assalto e um negro e um branco saem correndo, o mais certo é que tente deter o negro, que para o policial é o mais provável que seja um bandido. Nesse caso, o racismo não é necessariamente racial. A noção geral é de que os negros estudam menos, sabem menos, são mais pobres e, portanto, são mais inclinados ao crime. É um racismo social.
Resposta:
Olá, boa noite!
Explicação:
As semelhanças do processo histórico em especial, o período escravista como origem de muitos problemas que persistem ainda hoje em ambos os países no que diz respeito a igualdade racial e a ascensão social da população afrodescendente.
Bons estudos!