História, perguntado por joaovitorofvn2, 7 meses atrás

quais são três movimentos de luta por direitos e ampliação e cidadania?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaeldeliz543
2

Resposta:

Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Em geral, o grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade.

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual.

Características dos movimentos sociais

Ao pensar-se nos movimentos sociais à luz de pensadores da filosofia e da sociologia, é impossível apontar um consenso. O cientista político italiano Gianfranco Pasquino aponta a impossibilidade de estabelecer-se uma linha conciliatória entre os que tratam dos movimentos sociais, tendo-se em vista um horizonte de pensadores clássicos.

Nesse sentido e como exemplos, os sociólogos Marx, Weber e Durkheim veem nos movimentos sociais a sustentação de uma revolução, a institucionalização de um novo poder burocrático e até a maior coesão social, respectivamente.

Respondido por nicollysousa958
0

Proclamação da República: foi o que levou ao fim a Monarquia que era instituída aqui no Brasil, ocorreu através de um público mais elitizado, dando início a Primeira República.

Movimento Diretas Já: movimento civil que lutou para que as eleições presidenciais ocorresse através do voto direto.

Caras-pintadas: foi o movimento que retirou Fernando Collor de Melo da presidência, por causa das falhas que havia na sua governança.

Perguntas interessantes