Português, perguntado por GeniusCat, 10 meses atrás

Quais são todas as orações subordinadas adverbiais, adjetivas e substantivas? Dê exemplos de cada uma

Soluções para a tarefa

Respondido por marilia1974
1

••As Orações Subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, a oração que subordina ou depende da outra.

Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais.

••Orações Subordinadas Substantivas

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.

••adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

••As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo.

Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente.


GeniusCat: Obrigado. Consegue dar exemplos de cada uma?
marilia1974: Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.
marilia1974: As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, desde que, etc. Exemplos: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.
marilia1974: Exemplo 1:

Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

Nesse período, observe que a oração em destaque restringe e particulariza o sentido da palavra "homem": trata-se de um homem específico, único. A oração limita o universo de homens, isto é, não se refere a todos os homens, mas sim àquele que estava passando naquele momento.
marilia1974: Espero que você chegue.

No exemplo acima temos duas orações: “Espero” e “que você chegue”. A oração “que você chegue” está completando o sentido do verbo transitivo direto “espero”, portanto esta oração exerce função sintática de objeto direto sendo considerada uma oração subordinada substantiva objetiva direta
marilia1974: Pd ser assim?
GeniusCat: Sim
GeniusCat: Obrigado
Perguntas interessantes