Quais são os três tipos de vacúolo das células animais? (Explique qual a função de cada um)
Soluções para a tarefa
Vacúolos são organelas que estão presentes nas células vegetais em grande abundância e podem ser entendidos como uma região expandida do retículo endoplasmático. Em células animais é rara a presença de vacúolos, só podendo ser vista em células do tecido adiposo, pois estas terão vacúolos que servem como reserva energética, armazenando gordura.
Possuem forma esférica a ovalada, seu conteúdo é fluido e sua função é a de armazenar substâncias que estão relacionadas à nutrição ou excreção, podendo conter enzimas lisossômicas. São revestidos por membrana e seu tamanho é variado, porém, geralmente ocupam grande parte do volume do citoplasma das células. A expansão do vacúolo, que acontece durante o crescimento da célula para a fase adulta, promove uma compressão do citoplasma.
Tipos de vacúolos e suas funçõesVacúolos digestivos: são próprios das células do tipo fagocitárias e se associam à atuação das enzimas lisossômicas, promovendo a formação de outros vacúolos, sendo estes, vacúolos primários e vacúolos secundários, ou até mesmo, vacúolos digestivos e vacúolos residuais.Vacúolos Contráteis: também conhecidos como vacúolos Pulsáteis, são típicos de determinados tipos de protozoários. Possui como o nome sugere, função pulsátil e em sua função destaca-se o equilíbrio osmótico, onde eliminarão o que for excesso de água. Mas também podem, além disso, ajudar na locomoção ou excreção em algumas espécies.Vacúolos de armazenamento: sua função primordial é a de armazenar substâncias, mas, o tipo de substância a ser guardada dependerá da espécie: Amiloplastos: de reservas nutritivas nas raízes, armazenarão carboidratos; Proteoplastos: de reservas proteicas em sementes, armazenarão proteínas. Mas, não são apenas capazes de guardar carboidratos ou proteínas, os vacúolos de armazenamento também podem armazenar pigmentos de pétalas e folhas e até mesmo substâncias de defesa contra predadores, as toxinas.