Geografia, perguntado por emyeilish, 8 meses atrás

Quais são os três países que mais deram origem a refugiados e quais são os três que mais abrigaram as pessoas em 2019? Localize esses países em um mapa mundi. Eles são vizinhos? O que é possível observar disso? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagorafaeltrmds
3

Resposta:

A cifra inclui indivíduos que fogem de perseguições, conflitos, violência e violações dos direitos humanos e representa um acréscimo de 300 mil em relação a 2015. São ao todo 40,3 milhões de deslocados internos (dentro das fronteiras de seu próprio país), 22,5 milhões de refugiados e 2,8 milhões de solicitantes de refúgio.

Esse número sem precedentes se deve sobretudo à Síria, que responde por quase 20% do total de deslocados forçados em 2016, mas também a outras guerras que acabam em segundo plano por causa da gravidade da situação no país árabe. Veja os conflitos que mais contribuem para a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial:

PUBLICIDADE

Síria (12 milhões de deslocados)

Iniciada em março de 2011, a guerra civil na Síria já deixou mais de 400 mil mortos e parece longe de acanar. Os confrontos começaram após o regime de Bashar al Assad, no poder desde 2000, ter reprimido manifestações pró-democracia. A situação se deteriorou rapidamente, e o país logo se tornou teatro das disputas de poder que dominam o Oriente Médio e a Península Árabe.

De um lado, uma miríade de grupos rebeldes, alguns armados e treinados pelos Estados Unidos (ao menos até o mês passado, quando Donald Trump encerrou o programa secreto de colaboração levado a cabo pela CIA) e pelas monarquias sunitas da região, principalmente a Arábia Saudita, lutam pela deposição de Assad. Do outro, a Rússia e os xiitas Irã e Hezbollah defendem a manutenção do presidente.

E todos eles lutam contra os grupos terroristas Fatah al Sham (antiga Frente al Nusra, ligada à Al Qaeda) e Estado Islâmico (EI), que se aproveitaram do caos para conquistar amplos territórios. A guerra já gerou 6,3 milhões de deslocados internos, 5,5 milhões de refugiados e 185 mil solicitantes de refúgio, segundo dados do fim de 2016.

Explicação: Espero ter ajudado

Perguntas interessantes