QUAIS SAO OS TIPOS DE TECIDOS OSSEOS
Soluções para a tarefa
Tecido ósseo primário
Tecido ósseo secundário (lamelar)
Tecido Ósseo Primário
Em cada um dos ossos do corpo, a constituição inicial se dá pelo tecido ósseo primário, que é do tipo não lamelar. Posteriormente, é substituído por tecido ósseo lamelar, ou secundário, de modo que quase não está presente no adulto, exceto nas suturas dos ossos do crânio, alvéolos dentário, alguns pontos de inserção de tendões e/ou de reparo ósseo.
A estrutura deste tipo de tecido é constituída de fibras colágenas sem organização definida, com menor concentração de minerais e um número maior de osteócitos do que os encontrados no tecido ósseo lamelar.
Tecido Ósseo Secundário
Este é o tipo de tecido ósseo encontrado em maior abundância nos adultos, cuja principal característica é a organização de suas fibras colágenas em lamelas de cerca de 3 a 7 µm de espessura.
Um corte transversal do osso compacto não descalcificado e desgastado é composto de matriz óssea depositada em lamelas em diferentes padrões: as lamelas concêntricas ao redor de canais longitudinais, os canais de Harvers, que em conjunto (lamelas concêntricas + canal de Harvers) formam o Sistema Harversiano ou ósteons; as superfícies - externa e interna do osso compacto estão compostas de lamelas ósseas concêntricas, são as lamelas circunferenciais externa e interna, respectivamente.
O sistema de Havers apresenta a morfologia de um cilindro longo, podendo ser bifurcado e formado por quatro a vinte lamelas concêntricas. No centro do cilindro, o canal de Havers, revestido internamente por endósteo, contêm os vasos e nervos que nutrem, irrigam e inervam os ossos.
Os canais de Havers comunica-se entre si, com o canal medular e com a superfície óssea através de outra rede de canais transversais ou oblíquos, denominados canais de Volkmann, que se distinguem dos primeiros por não apresentarem formação em lamelas concêntricas.