Quais são os tipos de tecidos epitelial
Soluções para a tarefa
Resposta:
Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células;
Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células;
Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
Explicação:
Resposta:
O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular.
Explicação:
Tecido epitelial de revestimento
As células formam camadas que revestirão tanto a superfície do corpo como órgãos e a cavidade interna. O tecido epitelial de revestimento pode ser classificado de acordo com a quantidade de células e formas.
De acordo com o número de células:
Simples: constituído por uma camada de células;
Estratificado: constituído por mais de uma camada de células.
Pseudoestratificado: constituído por uma única camada de células de diferentes alturas, com seus núcleos ocupando diferentes posições. O fato de o núcleo ocupar diferentes posições na célula faz com que esse tecido aparente ser constituído por mais de uma camada de células.
De acordo com a forma das células:
Pavimentoso: as células apresentam a sua largura e comprimento maiores que a altura;
Cúbico: as células apresentam a sua largura, o comprimento e a altura com as mesmas dimensões;
Prismático (colunar ou cilíndrico): as células apresentam a sua altura maior que a largura e o comprimento.
Tecido epitelial glandular
As células do tecido epitelial glandular são especializadas na secreção de substâncias. Essas células secretoras podem ser encontradas em epitélios de revestimento, sendo chamadas de glândulas unicelulares. Essas células podem também se proliferar, invadir o tecido conjuntivo adjacente e depois se diferenciar formando as glândulas pluricelulares, conhecidas amplamente apenas por glândulas.
As glândulas podem ser classificadas em:
Glândulas exócrinas: mantêm-se conectadas ao epitélio, formando um ducto que lança secreções para alguma cavidade ou para fora do corpo. São exemplos de glândulas exócrinas as glândulas mamárias e salivares.
Glândulas endócrinas: não possuem conexão com o epitélio, lançando suas secreções na corrente sanguínea. São exemplos de glândulas endócrinas a tireoide e a paratireoide.
Glândulas mistas: alguns autores consideram como glândulas mistas alguns órgãos que lançam suas secreções tanto na corrente sanguínea como em cavidades abertas. As chamadas glândulas mistas podem apresentar células que exercem tanto a função endócrina quanto a exócrina ou células diferenciadas para as duas funções. Um exemplo de glândula mista é o pâncreas. Na sua parte endócrina, secreta os hormônios insulina e glucagon e lança-os na corrente sanguínea. Já na parte exócrina, secreta o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado.
espero ter ajudado