Português, perguntado por millySL, 1 ano atrás

quais são os tipos de porques

Soluções para a tarefa

Respondido por SerenaPerformer
5
Porque – junto e sem acento Escrito desta forma, assim, junto e sem acento, é uma conjunção explicativa. Geralmente substituído por “pois”, “uma vez que” e “para que”. Exemplo: Não faço isso porque faz mal à saúde. Dica: Troque o porque por “pois”, “uma vez que” e “para que”. Se for possível a troca, é “porque”!

Porquê – junto e com acento Escrito desta forma, assim, junto e com acento, é um substantivo. Tem o significado de “o motivo” ou “a razão”. Exemplo: O porquê de não podermos ir à missa é para mim um mistério. Dica: A dica aqui é substituir a palavra porquê pela palavra motivo ou razão. Se for possível a substituição, é porquê!

Por que – separado e sem acento Escrito desta forma, assim, separado e sem acento, é a junção do preposição “por” com o pronome “que”. Como unidade, é considerado um advérbio interrogativo, se for usado como pergunta. Pode ter o significado de “por qual motivo/ razão” ou “pela(o) qual, pelas(os) quais”. Exemplo 1: Por que você não estudou? Exemplo 2: Todos sabemos por que vocês não viajaram. Dica: Na frente do “por que” sempre cabe a palavra motivo ou razão. Se for possível encaixar uma dessas palavras, é “por que”.

Por quê – separado e com acento Escrito desta forma, assim, separado e com acento, é a junção do preposição com o pronome, como explicado em “por que”, e tem os mesmos significados daquele. No entanto, só será usado quando anteceder um sinal de pontuação qualquer: ponto final, de interrogação, vírgula ou ponto-e-vírgula. Exemplos 1: Uma falta de respeito dessas, por quê? Exemplo 2: Sem exceção, todos os que lá estiveram sabem por quê. Dica: Na frente do “por quê” deverá haver um sinal de pontuação qualquer, e sempre cabe a palavra motivo ou razão.
Respondido por N4R3T0
2
1. PORQUE (junto e sem acento): É uma conjunção explicativa. Usamos, por exemplo, para responder perguntas. Essa forma pode ser substituída por "POIS." Ex.: Eu estou lendo esse artigo, porque (pois)preciso entender melhor essa questão.

2. PORQUÊ (junto e com acento): É um substantivo e, portanto, vem acompanhado de artigo, numeral, adjetivo ou pronome.
Ex.: Não tem jeito, você sempre começa com seus porquês pra justificar tudo o que faz de errado.

3. POR QUE (separado e sem acento): Usa-se quando for "motivo pelo qual" ou quando for uma sentença interrogativa.
Ex. (1): Agora eu sei por que (motivo pelo qual) você nunca fala comigo.
Ex. (2): Por que a gente não vai ao cinema?

4. POR QUÊ (separado e com acento no "que"): Quando o "que" estiver em final de sentença, ou seja, ao lado da pontuação, precisa sempre ter o acento, em todos os casos.
Ex. (1): Ele está triste por quê? Por quê?
Ex. (2): O quê? E eu posso fazer o quê?

Perguntas interessantes