Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Quais são os tipos de infecções virais e como ocorrem? Por favor é urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por biavieira123
3

Gonorreia: A gonorreia atinge especialmente a uretra (local de saída da urina). Como principal indicativo da infecção, pode-se apontar o corrimento de coloração amarelada que se apresenta como uma mancha na roupa intima (calcinha ou cueca).

Sífilis: Assim como a gonorreia, tem possibilidade de transmissão de forma congênita, mas também pode ser transmitida por beijo, caso haja machucados na mucosa da boca, e transfusão de sangue. O sintoma primeiramente notado é uma ferida que não sangra e não dói, tão discreta no caso da mulher que, na maioria das vezes, passa despercebida pela pessoa contaminada.

Cancro mole (ou bubão): Apresenta-se como lesões dolorosas e irregulares na região genital que aparecem de 3 a 5 dias após o contágio. Somando ás feridas podem haver febre, dores de cabeça e moleza. Alem disso, as feridas secretam um líquido esverdeado e purulento e,nas virilhas, podem aparecer os bubões ( saliência que envolve apenas um dos lados do corpo, é dolorosa e, quando rompe, libera grande quantidade de pus.

Herpes: Estima-se que cerca de 90% da população mundial tenha o vírus do herpes alojado no corpo,é importante saber que há 2 tipos da infecção, conhecidas como: Herpes Labial (HSV1) Herpes Genital (HSV2). Na maioria dos casos, trata-se de uma doença assintomática,mas, após o 4° dia de contagio, pode surgir febre, mal-estar, dor de cabeça ou dor muscular. A  dor e coceira começam antes do aparecimento das bolhas, que podem se manifestar na boca, nos lábios, nas gengivas ou nos órgãos genitais.

Linfogranuloma venéreo: Iniciando com feridas na região genital que cicatrizam espontaneamente, o linfogranuloma evolui com o aparecimento de íngua inguinal (linfonodo na virilha), após 1 a 6 semanas de contagio, que, se não for tratada, poderá romper espontaneamente, eliminando pus. Febre,vômitos, dor de cabeça e nas articulações são sintomas que acompanham a evolução da doença.

Candidíase: Para alguns profissionais da saúde, a candidíase não é considerada uma IST,  já que pode ser transmitida sem relação sexual e o fungo causador pode ser encontrado compondo a flora vaginal de forma equilibrada. A candidíase apresenta-se na forma de um corrimento esbranquiçado, coceira intensa e vermelhidão na vulva, na vagina e no pênis, ela tem cura e o tratamento pode ser feito a base de pomadas ou remédios que combatem os fungos.

Condiloma acuminado (verruga genital ou crista de galo): obs: o agente causador é Papilomavírus humano (HPV) O HPV desenvolve verrugas genitais que podem crescer e levar a casos de câncer a longo prazo ou ser assintomáticas, principalmente nos homens. Para o HPV não a 100% de segurança quando se fala em prevenção, pois é possível que a contaminação se dê de forma indireta, através de objetos de uso pessoal, como toalhas, por exemplo.

HIV ou Aids: Potencialmente transmitido através de relações sexuais sem proteção, o vírus também pode ser passado através de seringas e agulhas contaminadas, transfusões de sangue e durante o parto. Os primeiros sintomas se manifestam entre 3 e 6 semanas após a contaminação e se assemelham bastante com os de doenças benignas, como o resfriado: mal-estar, febre, dor de garganta e tosse.

Espero que eu tenha ajudado ;)

Perguntas interessantes