Quais são os tipos de inclusões eritrocitárias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Corpúsculo de Howell-Jolly
Nada mais é, do que um fragmento de núcleo. Na hemácia, se apresenta como uma inclusão arredondada, geralmente única e da mesma cor do núcleo de um eritroblasto. Pode ser observado nas anemias hemolíticas, mielodisplasia, pós-esplenectomia.
Anel de Cabot
É formado por restos de microtúbulos remanescentes do fuso mitótico. Geralmente, apresenta-se em formato de anel ou do número 8. Podem ser encontrados nas anemias graves, na anemia perniciosa, na talassemia beta maior, na contaminação com chumbo, na deseritropoese e síndrome mielodisplásica.
Pontilhado basófilo
São inclusões pequenas e basofílicas dispersa por todo o citoplasma da hemácia. São constituídos por agregados de ribossomos e RNA. Pode ser observado em casos de talassemia beta, anemia megaloblástica, deficiência de pirimidina 5′- nucleotidase, intoxicação por chumbo.
Corpúsculo de Pappenheimer
São inclusões irregulares — geralmente lateralizadas —, constituídas por mitocôndrias e ribossomos carregados de ferro e agregado de ferritina. Pode se apresentar em pacientes esplenectomizados, na anemia falciforme, na síndrome mielodisplásica, na anemia sideroblástica, no alcoolismo, na anemia desiritropoética.
Espero ter ajudado