Artes, perguntado por ronysilva3544, 10 meses atrás

quais são os tipos de expressões da cultura popular mais conhecida do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por esterferreiradp6barj
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O homem é a fonte de criação popular para a vida em sociedade e o folclore estuda essas soluções. Não apenas contos e cantos, mas a maquinaria faz nascer hábitos, costumes, gestos, superstições, alimentação, indumentária, sátiras, lirismos, assimiladas nos grupos sociais participantes.

Respondido por linsroberto2016
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Cultura é Patrimônio

Mas o que cabe dentro da expressão “cultura popular”? Em 2003, a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial substituiu a expressão “cultura tradicional e popular” por “patrimônio cultural imaterial” – a convenção foi ratificada pelo Brasil em 2006. A delimitação, no entanto, não encerra debates acerca do tema. Segundo a chefe da Divisão de Pesquisa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maria Elisabeth de Andrade Costa, a cultura popular constitui um conceito impreciso pois “se presta a definições diversas”, sendo objeto de diferentes estudos ao longo dos anos.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é assim chamada pela forma como são vendidos os folhetos, dependurados em barbantes (cordão), nas feiras, mercados, praças e bancas de jornal, principalmente das cidades do interior e nos subúrbios das grandes cidades.

Frevo

É uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, densamente enraizada em Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco. Gênero musical urbano, o Frevo surge no final do século XIX, no carnaval, em um momento de transição e efervescência social, como uma forma de expressão das classes populares na configuração dos espaços públicos e das relações sociais nessas cidades.

Bumba-meu-boi

Muitas vezes definido como um folguedo popular, o Bumba-meu-boi extrapola o aspecto lúdico da brincadeira para fazer sentido como uma grande celebração que gravita em torno do boi, o seu ciclo vital e o universo místico-religioso. As apresentações dos Bois ocorrem em todo o estado do Maranhão e concentram-se durante os festejos juninos.

Jongo

Também conhecido pelos nomes de tambu, batuque, tambor e caxambu, o jongo é praticado nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro. Integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia, e ocorre nas festas de santos católicos, divindades afro-brasileiras e em festas juninas e festas do Divino.

Fandango Caiçara

Enraizado no cotidiano das comunidades caiçaras (povos que se estabelecem em ambientes litorâneos), o Fandango Caiçara é uma expressão cultural típica do litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná.

Tambor de Crioula

Manifestação afro-brasileira que ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, o Tambor de Crioula envolve dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite. Praticado livremente, seja como divertimento ou em devoção a São Benedito, o Tambor de Crioula não tem local definido, nem época fixa de apresentação, embora se observe uma maior ocorrência durante o Carnaval e nas apresentações de Bumba-meu-boi.

Congadas de Minas

São uma forma de celebração da devoção a Nossa Senhora do Rosário e/ou São Benedito, Santa Efigênia e outros santos da devoção católica. Mas também guardam relações com as formas expressas na religiosidade africana. Denominada ainda de Congados, Catupé ou Reinado de Nossa Senhora do Rosário, sua origem remonta ao período da escravidão e é tradição em diversas comunidades de Minas Gerais.

Cocos do Nordeste

Dança típica das regiões praieiras, o Cocos do Nordeste se originou do canto dos tiradores de coco, transformando-se, em seguida, em ritmo dançado. Apresentam uma coreografia básica: os participantes formam filas ou rodas onde executam um sapateado característico, respondem o coco, trocam umbigadas entre si e com os pares vizinhos e batem palmas marcando o ritmo. É comum também a presença do mestre “cantadô”, que puxa os cantos já conhecidos dos participantes ou de improviso. A dança tem influências dos bailados indígenas dos Tupis e nos batuques africanos.

Marujada de São Benedito

Mais do que uma procissão religiosa, a Marujada de São Benedito é uma festiva tradição, que além do retumbão agrega ritmos como o xote, o chorado e a mazurca, cada um associado a uma dança específica. Com belos trajes, cores e danças, a Marujada reúne uma multidão em homenagem ao padroeiro da cidade de Bragança, no Pará. É constituída principalmente por mulheres, cabendo a elas a direção e a organização. Dirigida pela “Capitã”, a Marujada promove uma dança nas ruas e nas casas da cidade, reverenciando pessoas da comunidade local. As mulheres dançam em duas filas, indo à frente a capitã, que carrega um enfeitado bastão de madeira. Os homens, músicos e acompanhantes, também são dirigidos por um capitão.

Fandango Caiçara

O Fandango Caiçara é uma expressão cultural que abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná.

essas são as culturas mais populares do Brasil

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