quais são os tipos de discriminação racial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bem existem vários mas os mais comuns são
Racismo institucional
O adjetivo “racista” também é usado para se referir a leis ou instituições que discriminam as pessoas por causa de suas raízes . É o caso do racismo institucional, incorporado em formas de organização e distribuição de poder que foram fixadas em regras, estatutos, etc.
As referências ao racismo institucional combinam bem com as correntes filosóficas relacionadas aos estudos pós-coloniais ou às obras de Michel Foucault, que falam de formas de opressão e dominação que vão além do puramente psicológico e estão materialmente incorporadas em estruturas de organização e leis sociais.
Racismo cultural
O racismo cultural enfatiza uma suposta superioridade cultural de um grupo étnico em detrimento de outro . Deve-se esclarecer que esse tipo de racismo não é para apontar que existe uma cultura melhor que as outras, mas para estabelecer uma relação determinística entre a raça e a cultura. Por exemplo, acreditar que civilizações formadas principalmente por negros são incapazes de criar boa literatura é um exemplo disso.
No entanto, deve-se ter em mente que esse conceito é controverso, pois é frequentemente criticado por embaçar o verdadeiro significado do racismo, que necessariamente se refere a características biológicas ou, pelo menos, visível e fácil de verificar características físicas com base em critérios objetivos , como cor da pele.
Racismo biológico
Esse é um dos tipos de racismo que mais enfatiza a influência da genética nas habilidades e propensões psicológicas das pessoas . Dela, acredita-se que a herança transmitida pelos genes determine boa parte de quem somos, e que isso implica a superioridade irremediável de certas raças sobre outras.
Racismo reverso
É um conceito usado para se referir a atitudes racistas direcionadas contra partes da população que não costumam ser alvo de ataques racistas , geralmente pessoas percebidas como brancas.
Há alguma controvérsia sobre se esse fenômeno pode realmente ser considerado um tipo de racismo, uma vez que não tem nada a ver com uma forma de opressão sistêmica que vai além das atitudes individuais de certas pessoas. Ou seja, enquanto o racismo em relação à população não branca se baseia em desigualdades históricas e materiais (domínio de suas terras nativas, maior poder militar etc.), o racismo contra os brancos não tem a ver com uma situação de discriminação estrutural.
No entanto, se o que nos interessa é focar em um significado claro e conciso para a palavra racismo, podemos tender a aceitar que os brancos também podem sofrer discriminação racial.
Racismo baseado na cor da pele
Esse tipo de racismo é baseado na aparência e é muito superficial. Basicamente, consiste em um desprezo ou ódio irracional das pessoas , porque , simplesmente, o aspecto que a cor da pele lhes dá de diferente do que se considera “normal”. Na prática, ela se sobrepõe a muitos outros tipos de racismo.
Bem esses são os que eu lembro agora, espero ter ajudado