Quais são os tipos de cronicas ? Define-as
Soluções para a tarefa
Resposta:
crônica descritiva, crônica narrativa, crônica dissertativa, crônica humorística, crônica lítica, crônica poética, crônica jornalista, crônica histórica, crônica-ensaio, crônica filosófica
Explicação:
Crônica descritiva
Como o próprio nome já diz, a crônica descritiva expõe de forma mais detalhada os atributos de pessoas, animais ou objetos. Em geral, é um artigo descritivo sobre situações corriqueiras com uma linguagem dinâmica e conotativa, dando características sobre o local e/ou personagens que aparecem.
Crônica narrativa
A crônica narrativa apresenta elementos da narração em sua estrutura, que pode ser feita na 1ª ou 3º pessoa do singular. Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual.
Nessas crônicas não há longos trechos reflexivos ou argumentativos. Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço. Suas principais características são humor, ação e crítica.
Crônica dissertativa
A apresentação explícita da opinião do autor sobre determinado assunto do cotidiano é a principal característica desse tipo de crônica, que pode ser escrita em 1ª do singular ou 3ª pessoa do plural.
Crônica narrativo-descritiva
Apresenta características narrativas e descritivas de maneira intercalada no decorrer do texto, com acontecimentos retratados em uma sequência temporal.
Crônica humorística
A crônica humorística utiliza a ironia, o humor e o sarcasmo para tratar assuntos que impactam a sociedade, como por exemplo, política e economia. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou a utilização de temas cômicos são algumas das técnicas usadas pelos cronistas.
Para atingir esse grau de comédia, cada cronista adota um estilo particular – há aqueles que usam da ironia para marcar sua linguagem, há outros que abordam assuntos cômicos por natureza, ou ainda os cronistas que constroem discursos engraçados por meio de associações inusitadas. Quanto mais original e criativa, melhor será a crônica.
Crônica lírica
A crônica lírica apresenta uma linguagem poética e metafórica que demonstra emoções como nostalgia, saudade e paixão. Ou seja, o texto escrito deve expressar sentimentalismo.
Crônica poética
Podemos dizer que a crônica poética flerta com o literário, pois apresenta versos poéticos em forma de crônica, expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.
Crônica jornalística
Esse tipo de crônica mistura tipologias textuais narrativa e argumentativa, apresentando notícias ou fatos baseados no cotidiano. Então, a crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado.
É esperado que o tema da crônica jornalística seja de interesse de um grupo social e não apenas do cronista. Normalmente, os principais acontecimentos do dia ou da semana anterior são os assuntos redigidos nas crônicas jornalísticas.
Crônica histórica
A crônica histórica é baseada em fatos ou fatos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos e com uma linguagem leve e coloquial.
Crônica-ensaio
Aqui o cronista faz duras críticas a instituições de poder e das relações sociais, de maneira irônica e sarcástica.
Crônica filosófica
A crônica filosófica traz uma reflexão sobre um fato ou evento.