quais são os tipos de canais fluviais mais propícios a acumulação de sedimentos
Soluções para a tarefa
Os canais fluviais são classificados pela forma de seu leito. A classificação dos canais, foi designada por fatores como descarga, velocidade, largura, profundidade e declive.
Os canais ficaram assim divididos em 3 tipos: Retilíneo, meandrante e anastomosado.
Canal retilíneo: São canais comumente chamados de reto, presentes geralmente em relevo de alta declividade. Apresentam o leito rochoso, capaz de suportar a força da água, que nesse tipo de canal possui grande velocidade.
Canal anastomosado: É reconhecido pelo entrelaçamento de canais que em determinados trechos se dividem e em outros se reencontram, sendo assim, não possuindo canal principal. Esses canais são propícios a acumulação de sedimentos, geralmente depositados em bancos de areia devido ao
Canais meandrantes: É presente em relevos planos, com baixa declividade, essa condição, permite apenas o transporte de sedimentos finos, que se depositam nas curvas características desse tipo de canal. Pelas margens côncavas, é um canal que sofre com a ação erosiva, desenvolvendo bancos sedimentares.
Logo, dentre os canais identificamos dois tipos mais propícios a acumulação de sedimentos, os canais meandrantes e os canais retilíneos.
Resposta:
Logo, dentre os canais identificamos dois tipos mais propícios a acumulação de sedimentos, os canais meandrantes e os canais retilíneos.