Quais são os termos utilizados na genética?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Alelos letais = São alelos que podem ocasionar a morte de seu portador.
Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus.
Cariótipo = Conjunto de cromossomos de uma determinada espécie.
Codominância = Ocorre quando dois alelos diferentes expressam-se em um indivíduo heterozigoto. Sendo assim, apresenta as características dos dois indivíduos homozigotos.
Cromossomos = Molécula de DNA associada a proteínas.
Cromossomos homólogos = Cromossomos que possuem a mesma sequência de genes.
Cruzamento-teste = Tipo de cruzamento realizado para determinar o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante. Cruza-se o indivíduo com um de genótipo recessivo.
Dominância incompleta = Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário diferente dos homozigotos. Ex.: flores rosa de Mirabilis jalapa.
Dominante = O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa).
Fenótipo = Conjunto de características do indivíduo que resulta da expressão do genótipo e da ação do ambiente.
Gene = Porção de DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA. Contém as informações que serão passadas de geração a geração.
Genótipo = Conjunto de genes do indivíduo.
Heredograma = Representação das relações de parentesco entre indivíduos.
Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).
Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa).
Lócus = Região em que cada gene é encontrado em um cromossomo.
Pleiotropia = Quando um gene condiciona ou influencia mais de uma característica.
Recessivo = O alelo só se expressa em homozigose (aa).
Resposta:
Termos usados em Genética
Gene: os genes são pedaços ou segmentos de DNA e que possuem a informação para a produção de uma proteína ou um polipeptídio. O DNA está situado nos cromossomos. No cromossomo, cada gene ocupa uma posição específica que é chamada de Lócus.
Alelos: São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Por exemplo, a característica semente amarela, em ervilhas, é codificada pelos alelos VV, se homozigota e Vv, se heterozigota. Os alelos estarão sempre aos pares nos cromossomos, pois um dos alelos é proveniente de um gameta masculino e o outro de um gameta feminino.
Genótipo: é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes. Geralmente é representado através de letras para simbolizar os genes, e essas letras são utilizadas quando realizamos cruzamentos.
Fenótipo: é a interação do genótipo com o ambiente. O fenótipo são as características visíveis de um organismo, por exemplo, uma pessoa tem o gene para cabelos castanhos, mas pinta-o de loiro. O genótipo desta pessoa é para cabelos castanhos, mas seu fenótipo é loiro. O mesmo pode ocorrer para cor da pele, como uma pessoa que tem o gene para pele clara, mas gosta muito de tomar sol. Então ela tem o genótipo para pele clara, mas seu fenótipo é pele morena. O mesmo pode ocorrer para inúmeras outras características, tanto morfológicas como fisiológicas, que é o caso dos grupos sanguíneos.
Homozigoto: Um indivíduo é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais. Ou seja, os alelos são iguais e ele vai produzir apenas um tipo de gameta. Por exemplo, em ervilhas, a característica sementes verdes é recessiva, portanto, homozigota, pois possui o genótipo vv, e produzirá apenas gametas v. O mesmo ocorre para sementes amarelas homozigotas, VV, que produzirão gametas V.
Heterozigoto: é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica. São também chamados de híbridos. Todos os indivíduos da geração F1 de Mendel eram heterozigotos Vv, que codificava a característica de semente amarela.
Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.
Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional. A semente da ervilha fica enrugada (rugosa) porque a produção de amido é bem menor que na espécie lisa (dominante), o que deixa ela com este aspecto. Já a proteína do gene dominante é funcional, mesmo em dose simples, como no heterozigoto.
Explicação:
achei na internet