Música, perguntado por patriciasamaratenori, 10 meses atrás

quais são os termos e expressões musicais Agudo?

Soluções para a tarefa

Respondido por larissabonatto200
1

Resposta:

A capella: música vocal sem acompanhamento instrumental.

 

Abertura: peça instrumental que pode ou não introduzir uma obra de grande desenvolvimento, como uma ópera, cantata ou oratório.

 

Adagio (ital.): literalmente "à vontade", designa um andamento lento de carácter sério. Na sinfonia, o "adagio" é, muitas vezes, o segundo andamento.

 

Adagietto (ital.): diminutivo de "adagio", designa um andamento um pouco menos lento e um carácter mais ligeiro que o "adagio".

 

Aerofone: tipo de instrumento, como a flauta, o acordeão ou a trompete, cujo som é produzido pela vibração de uma coluna de ar dentro de um tubo. A classificação dos instrumentos feita por Hornbostel e C. Sachs distingue, além dos aerofones, os membranofones, cordofones e idiofones.

 

Allegro (ital.): Termo que significa inicialmente carácter "alegre" e designa um andamento rápido.

Allegretto (ital.): diminutivo de allegro, indica um andamento mais lento que o allegro e pode ser acompanhado de adjectivo, "giocoso", por exemplo.

 

Alemanda: canção e dança de origem germânica, de andamento moderado, em compasso quaternário 4/4, que passou a ser utilizada em França a partir do séc. XVI nas suites instrumentais.

 

Alto ou Contralto: a mais grave das vozes femininas. As solistas aparecem mais frequentemente designadas por contralto.

 

Altura: qualidade dos sons que os torna mais graves ou mais agudos e que tem a ver com a frequência mais ou menos elevada, com o número maior ou menor de vibrações por segundo.

 

Andamento: grau de velocidade ou movimento, mais lento ou mais rápido, de uma música.

 

Andante (ital.): palavra que apareceu em finais do séc. XVII e significa "andando". Designou um andamento moderado, entre o adagio e o allegro; com o romantismo, aproximou-se do adagio.  

 

Andantino (ital.): diminutivo de andante, designa um movimento um pouco mais rápido que o andante.

 

Arco: parte de madeira e pelo de crina de cavalo com que normalmente os instrumentistas de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) pressionam as cordas do instrumento.

 

Ária: melodia cantável, ou trecho incluído numa ópera, por exemplo, cantado a solo com acompanhamento instrumental. Na música instrumental, francesa, sobretudo, designa uma peça com carácter melódico.

Barítono: a voz masculina intermédia entre o baixo, a mais grave e o tenor, a voz mais aguda. No Jazz, barítono sem mais designa o saxofone barítono.

 

Barroco: estilo muito ornamentado nascido em Itália com a monodia acompanhada e a invenção do baixo contínuo. Neste período de um século e meio (1600-1750), entre a Renacença e o Classicismo, surgem a ópera, a cantata, o oratório e desenvolvem-se a sonata, o concerto e a música para teclado, especialmente para órgão. A utilização do baixo contínuo e a teoria dos afectos caracterizam este período da História da Música. Entre os grandes compositores deste período contam-se Giovanni Gabrieli, Claudio Monteverdi, Antonio Vivaldi, Domenico Scarlatti, Johann Sebastian Bach, George Frederick Haendel.

 

Bel canto (ital.): ópera; maneira de cantar e estilo de composição entre o séc. XVII até às primeiras décadas do séc. XIX, na Itália.

 

Bizantino (canto): canto tradicional da Igreja ortodoxa cujas origens remontam ao canto hebraico e a tradições musicais sírias e arménias.

 

Blues (ingl.): música lenta e triste dos negros americanos, sobre poesia popular, que fundiu as influências das músicas europeias e africanas.

 

Bolero: dança espanhola, particularmente andaluza, conhecida desde finais do séc. XVIII, em compasso ternário e andamento moderado. Tornou-se também popular na América Latina e mesmo em Paris, no século XIX, sendo especialmente conhecida na música erudita pela obra homónima de Ravel.

 

Bourrée (fr.): antiga e animada dança francesa em compasso binário ou ternário, ainda hoje praticada em certas regiões de França (Berry).

 

BWV: abreviatura de Bach-Werke-Verzeichnis, no catálogo usado para designar as obras de Johann Sebastian Bach, segundo a organização de Wolfgang Schmieders. Exemplo: "J. S. BACH, Sonatas e Partitas para violino solo violin: BWV 1001–1006"

antata: obra para coro e/ou vozes solistas, com acompanhamento instrumental.

 

Concerto: obra para um ou mais instrumentos que atuam como solista e orquestra. No estilo concerto, a orquestra, em geral, atua como acompanhante dos solistas. Concerto também significa uma apresentação ao vivo de música erudita.

 

Concerto grosso: concerto barroco em que a um pequeno grupo solista (concertino) se contrapõe o orquestral ("ripieno").

 

Coro: grupo de cantores que executam em conjunto obras de música profana ou sacra, a uma ou várias vozes diferentes, masculinas, femininas ou mistas, juvenis ou adultas.

 

Courante (fr.): dança aristocrática francesa, em compasso ternário, inserida na suite clássica.

Dinâmica: conjunto de variações na intensidade de uma peça musical, crescendo ou diminuindo.

ESRO QUE AJUDE ,BONS ESTUDOS

Perguntas interessantes