quais são os tecidos de condução e interrogação. Em quais parte da plantas eles ocorre. Qual a sua importancia respota
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tecidos de condução
A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema. Tanto o xilema quanto o floema são contínuos pelos órgãos vegetais, formando um verdadeiro sistema de condução
Em quais parte da plantas eles ocorre
A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema. Tanto o xilema quanto o floema são contínuos pelos órgãos vegetais, formando um verdadeiro sistema de condução.
O xilema é o tecido responsável por garantir o transporte de água e sais minerais para todas as partes da planta. Além de garantir o transporte, esse tecido armazena substâncias e garante também sustentação ao corpo do vegetal. Esse tecido é considerado complexo, uma vez que é formado por diferentes tipos celulares. Além dos elementos condutores, o xilema é formado também por células parenquimáticas e fibras, por exemplo. Os elementos do xilema responsáveis pela condução podem ser de dois tipos: traqueides e elementos de vaso. Esses dois tipos celulares não possuem protoplasto vivo na maturidade, característica essa que favorece o transporte de substâncias. As traqueides são elementos imperfurados, e os elementos de vaso destacam-se pela presença de placas de perfuração (aberturas nas paredes).
O floema conduz material orgânico e inorgânico, tais como aminoácidos, hormônios, sacarose e ácidos nucleicos. O transporte dessas substâncias ocorre no sentido do órgão produtor para o órgão consumidor. O floema, assim como o xilema, é um tecido complexo em virtude da presença de diferentes tipos celulares. Além dos elementos responsáveis pela condução, há células parenquimáticas, fibras e esclereídes. Entre as células parenquimáticas, destacam-se as células companheiras, que parecem ter relação com a distribuição de substâncias do tubo crivado. As células condutoras do floema são de dois tipos: células crivadas e elementos de tubo crivado. Essas células possuem áreas crivadas (com poros), são vivas e não apresentam núcleo na maturidade. As células crivadas apresentam áreas crivadas em todas as paredes, e os elementos de tubo crivado apresentam placas crivadas (com poros maiores) nas paredes terminais e áreas crivadas nas laterais.
Explicação: