quais são os sintomas da herpes labial?
Soluções para a tarefa
o surgimento de bolhas pequenas, avermelhadas e doloridas ao redor da boca. O primeiro episódio pode ser leve ou grave e geralmente ocorre em crianças entre um e cinco anos de idade. Os primeiros sintomas aparecem nas primeiras duas semanas e duram até alguns dias após o contato com o vírus. Dor de garganta e febre.
Herpes labial se resume à infecção viral e contagiosa em lábios, boca ou em gengivas e a causa é pelo vírus de herpes simples. A doença se caracteriza principalmente por aparecimento das bolhas pequenas e doloridas.
O problema é causado por vírus do herpes simples do tipo 1, HSV-1, na maior parte das vezes, porém o vírus do herpes simples tipo 2, HSV-2, que é o causador principal do herpes genital, também pode gerar herpes labial. Os vírus do herpes são caracterizados contagiosos.
SINTOMAS DA DOENÇA
O sintoma principal do herpes labial é ainda a característica de maior destaque, o aparecimento das bolhas pequenas, doloridas e avermelhadas em torno da boca. O episódio inicial pode ser leve ou grave, e normalmente acontece em crianças entre um e cinco anos de idade.
Os sintomas iniciais surgem nas primeiras duas semanas com duração de até alguns dias depois do contato com o vírus. A febre de até cinco dias e a dor de garganta podem acontecer anteriormente ao surgimento das bolhas, assim como determinados gânglios pelo pescoço.
Os sintomas como queimação, maior sensibilidade ou formigamento em torno, coceira, podem acontecer cerca de dois dias anteriormente ao surgimento das lesões, que geralmente aparecem logo na seqüência na boca, garganta, gengiva ou rosto. O indivíduo ainda poderá sentir dor ao engolir.
TRATAMENTOS PARA ERPES
Se não exigirem tratamento, os sintomas normalmente somem entre uma e duas semanas. Os medicamentos antivirais tomados oralmente podem auxiliar os sintomas a sumirem de forma mais rápida, com alívio da dor.
As feridas de herpes geralmente reaparecem. Os medicamentos antivirais têm ação melhor se forem tomados na ocasião do vírus estar iniciando a voltar, portanto, anteriormente ao surgimento das feridas.
Se o vírus voltar de modo freqüente, o médico poderá apontar ainda para tomar os medicamentos de forma constante. As pomadas antivirais tópicas podem ser aplicadas, porém devem ser usadas a cada duas horas.