Quais são os "setores" em que podemos dividir as instituições de uma sociedade? Dê exemplos de instituições de cada um desses setores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociedade é dividida em três setores: o Governo, o mercado e as ONGs (organizações sociais). Adicionalmente, temos as organizações criminosas, como um quarto setor da sociedade.
Governo: todas as entidades ligadas ao Estado. São as organizações públicas, que não tem o lucro como objetivo, e sim o bem estar da sociedade e o atendimento do interesse público. Sua motivação principal é o interesse público. Políticas públicas têm um público-alvo, que em última instância, também influenciam a todos. É chamado de Primeiro Setor. Receitas e despesas devem ser iguais. Exemplos: prefeituras, governo federal.
No 1. Setor, Estado, a balança financeira é neutra; o foco é o bem estar social; e, o interesse atendido é o público.
Mercado: é a iniciativa privada. Toda atividade da iniciativa privada visa o lucro, que não é algo negativo ou positivo, significa que as receitas superam as despesas. Seu foco está nos resultados corporativos, além do lucro, outros resultados como expansão, abertura de novos mercados, melhoria dos processos. Visa atender o interesse de uma parte específica da sociedade: os clientes (e não o interesse público). É o Segundo Setor.
No 2. Setor, o Mercado, a balança financeira deve ser positiva, pois visa o lucro; o foco está nos resultados corporativos; e, o interesse é o atendimento das necessidades dos clientes.
ONGs: organizações sem fins lucrativos. São organizações privadas, mas que se assemelham à administração pública. Não visa o lucro e tem atuação social. Atuam nas lacunas deixadas pelos setores público e privado e visa o bem estar social da população. Exemplo: WWF. É o Terceiro Setor, que não é público, nem privado. Também pode ser chamado Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
No 3. Setor, as ONGs, a balança financeira é neutra, pois não há necessidade de lucro; o foco está em atender a população assistida e o resultado é sempre o bem comum, pois beneficia toda a sociedade indiretamente.
O quarto setor corresponde às organização privadas que atuam em atividades ilícitas, as organizações criminosas. Exemplo: qualquer tipo de tráfico (pessoas, drogas, influência), cartéis. O enriquecimento é ilícito. A balança financeira é positiva; o foca está nos interesses pessoais; e, o resultado é ilícito.
Olá, tudo bem?? Espero que sim!!
- A sociedade é dividida em três setores: o Governo, o mercado e as ONGs (organizações sociais). Adicionalmente, temos as organizações criminosas, como um quarto setor da sociedade.
Governo:
- São todas as entidades ligadas ao Estado. São as organizações públicas, que não tem o lucro como objetivo, e sim o bem estar da sociedade e o atendimento do interesse público. Sua motivação principal é o interesse público. É chamado de Primeiro Setor. Receitas e despesas devem ser iguais. No 1. Setor, Estado, a balança financeira é neutra; o foco é o bem estar social; e, o interesse atendido é o público.
Mercado:
- É a iniciativa privada. Toda atividade da iniciativa privada visa o lucro, que não é algo negativo ou positivo, significa que as receitas superam as despesas. É o Segundo Setor. No 2. Setor, o Mercado, a balança financeira deve ser positiva, pois visa o lucro; o foco está nos resultados corporativos; e, o interesse é o atendimento das necessidades dos clientes.
ONGs:
- Organizações sem fins lucrativos. São organizações privadas, mas que se assemelham à administração pública. Não visa o lucro e tem atuação social. Atuam nas lacunas deixadas pelos setores público e privado e visa o bem estar social da população. É o Terceiro Setor, que não é público, nem privado. Também pode ser chamado Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No 3. Setor, as ONGs, a balança financeira é neutra, pois não há necessidade de lucro; o foco está em atender a população assistida e o resultado é sempre o bem comum, pois beneficia toda a sociedade indiretamente.
O quarto setor:
- Corresponde às organização privadas que atuam em atividades ilícitas, as organizações criminosas de tráfico. O enriquecimento é ilícito. A balança financeira é positiva; o foca está nos interesses pessoais; e, o resultado é ilícito.